De olho No óleo: relato de experiência

Autores

  • A. V. Oliveira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. M. Fumian UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. A. S. Arieira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • V. C. C. Silva UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • P. S. R. Alves UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • D. Marchi UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. F. de Alves-Oliveira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2209

Palavras-chave:

óleo de cozinha, atividade lúdica, meio ambiente, vídeo

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência, que teve como objetivo aplicar uma atividade lúdica que facilitasse a compreensão dos discentes em relação ao conhecimento sobre o descarte do óleo de cozinha. O trabalho foi desenvolvido em uma instituição de ensino pública de Barra Mansa-RJ, com 01 turma do 3º ano do ensino médio. Houve a exibição de um vídeo educativo “De Olho no Óleo”, onde por meio de um programa de TV, uma criança ensina a mãe o que aprendeu na escola sobre a manutenção do Meio Ambiente, com o descarte correto do óleo. O vídeo foi produzido pelos autores que se preocuparam em deixar as informações claras e de fácil compreensão tanto para crianças como para adolescentes. Ao término da exibição do vídeo os discentes preencheram um questionário sobre a atividade desenvolvida. Durante esta etapa percebeu-se que as informações expostas no ambiente educacional são de grande valia, principalmente se utilizado tecnologias e ações de entretenimento, o que aproxima os educandos da atividade realizada. Percebeu-se que expor somente os malefícios de uma ação contra o Meio Ambiente pode ser uma informação perdida, mas que atrelar a estas questões experiências práticas, a exemplo de vídeo e uma oficina de produção de sabão, pode-se obter melhores resultados no processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)