Ensino da hemoterapia para enfermeiros visando uma prática segura

Autores

  • F. S. Amaral UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. A. S. Pereira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2217

Palavras-chave:

transfusão de sangue, hemoterapia, enfermeiros, ensino

Resumo

A hemoterapia é uma prática multiprofissional onde a equipe de enfermagem apresenta um papel importantíssimo na segurança do paciente. Desta forma, acredita-se que o Enfermeiro precisa receber informações sobre procedimentos que fazem parte do cotidiano de sua prática profissional, contudo em sua graduação esses conhecimentos necessários são restritos. A busca por essas informações acontece de forma particular a cada profissional que procura essas informações em cursos de pós-graduação, extensão ou em programas de Educação Continuada que abordem o tema de acordo com a necessidade da instituição onde atua. Sendo assim se faz necessário oferecer informações técnicas aos enfermeiros que atuam em setores hospitalares que realizam o ato transfusional, visando a segurança deste processo. Desta forma, pretende-se realizar treinamento para enfermeiros de diversas especialidades que atuam em um Hospital Escola da região, com duração de 20 horas/aula com aulas expositivas, utilizando recursos de multimídia como diapositivos de Power Point (Microsoft) com textos, imagens e vídeos, aulas práticas utilizando da própria demanda da rotina de trabalho dos setores deste Hospital. Acredita-se no entanto, que haverá maior segurança nos procedimentos hemoterápicos, onde os pacientes submetidos a transfusão de sangue, estarão mais protegidos dos erros gerados pela falta de conhecimento técnico dos profissionais “habilitados”.

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Publicado

10/30/2012

Como Citar

AMARAL, F. S.; PEREIRA, C. A. S. Ensino da hemoterapia para enfermeiros visando uma prática segura. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 401, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2217. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2217. Acesso em: 29 jun. 2022.

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