Oficina: “Pegada Ecológica”

Autores

  • M. P. Gomes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. A. Diogo UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • T. S. Santos UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • F. Aguiar-Alves UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. F. Alves-Oliveira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. A. S. Ravaglia UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. M. S. Meirelles UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. P. Alves UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2232

Palavras-chave:

ensino, pegada ecológica, meio ambiente

Resumo

A pegada ecológica mede o quanto cada pessoa consome dos elementos que compõem o nosso espaço de vida e existência. A produção de todas as demandas de consumo de uma população, que implicam exploração da natureza no que diz respeito à matéria prima, a energia, a água, a terras agricultadas, a áreas urbanizadas e, ainda, a bolsões de absorção dos resíduos gerados por todas as etapas implicadas neste processo. Entende-se que toda atividade humana realizada, principalmente aquela voltada para o processo de produção de bens e serviços, provoca de alguma forma, uma reação no planeta. A realização da oficina objetivou apresentar/conceituar pegada ecológica aos alunos alertando-os sobre a importância da preservação do meio ambiente e; orientar acerca do consumo adequado da água, do lixo e suas possibilidades de reciclagem e, desta forma, sensibilizar e proporcionar a conscientização e futuras atitudes sustentáveis no ambiente em que estão inseridos seja na família, escola ou comunidade. Tratou-se de uma atividade desenvolvida com alunos do ensino médio de uma escola pública, orientadas pelos “oficineiros”, alunos do MECSMA, nas quais diferentes tipos de materiais foram empregados para o desenvolvimento das atividades favorecendo o ensino e/ou aprendizagem acerca da temática. Durante a realização da oficina foi possível informar/orientar os alunos quanto à temática e posteriormente avaliar o entendimento dos mesmos frente a “Pegada Ecológica”. Neste sentido percebeu-se a sensibilização dos alunos quanto à própria “pegada”, além de uma reflexão para um comportamento efetivamente mais consciente e ecológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>