Rio Paraíba do Sul: um olhar sobre a história, cultura e educação

Autores

  • N. P. Baumgratz UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. C. Lopes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • S. V. D. Rangel UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. O. Figueiró UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda Centro Universitário Estadual da Zona Oeste – Centro de Ciências Biológicas e Biotecnologia
  • R. A. R. Soares UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2240

Palavras-chave:

Rio Paraíba do Sul, recursos hídricos, ações educativas

Resumo

O objeto de análise deste trabalho é a região da bacia hidrográfica do Paraíba Fluminense/RJ que, ao longo dos anos, atravessou diversos ciclos econômicos. Este estudo visa compreender o contexto que levou a degradação do rio Paraíba do Sul e identificar temas que possam ser problematizados e funcionem como metodologia pedagógica em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória que incluiu a análise dos documentos oficiais das esferas municipal e estadual. Os resultados identificaram que os processos histórico, social e econômico da região do Vale do Paraíba, com atração de mão-de-obra e urbanização, levou a um conjunto de problemas ambientais que impactaram a qualidade de vida e o próprio desenvolvimento regional. Concluiu-se que aulas que enfocam a realidade local, nas quais o aluno se sente parte integrante da problemática, apresentam maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

BAUMGRATZ, N. P.; LOPES, A. C.; RANGEL, S. V. D.; FIGUEIRÓ, R. O.; SOARES, R. A. R. Rio Paraíba do Sul: um olhar sobre a história, cultura e educação. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 423, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2240. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2240. Acesso em: 2 out. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>