Visita a CSN - Conjugação de saberes entre química e geografia
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2246Palavras-chave:
espaço não-formal, química, geografia, ensinoResumo
As iniciativas de integração entre disciplinas pertencentes a diversas áreas do conhecimento têm se apresentado cada vez mais presentes em estudos da área de Ensino. Tal fato advém de uma demanda de apresentar o conhecimento de forma ampla, evitando a setorização que muitas vezes não se mostra favorável aos processos de ensino-aprendizagem. Nesse cenário, desenvolvemos um projeto que contemplou a visita técnica à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) com o objetivo de elucidar saberes inerentes da Química e da Geografia. A proposta foi criada para atender aos alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola particular localizada na Cidade do Rio de Janeiro. Fizemos uma apresentação de como seria a visita e da importância dessa indústria nos cenários político e econômico no Brasil. No percurso de ida, discutimos questões referentes á segurança pois eles mostravam-se curiosos e muitas vezes incomodados porque deveriam ir calçados e vestidos de forma especial. Foi uma oportunidade excelente para tratar de questões como utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) e sua importância no ambiente de trabalho. Foram explorados aspectos referentes à Geografia Física e Humana através da observação dos diversos cenários urbanos e rurais presentes no trajeto do Rio de Janeiro até Volta Redonda. Os alunos tiveram a oportunidade de observar processos erosivos, apropriação do espaço rural e urbano, crescimento da cidade, questões ambientais, entre outros. Durante a visita trabalhamos conceitos referentes à Termoquímica, Cinética Química e Reações de Oxirredução, observando na prática como essas disciplinas se fazem presente na indústria química. Aspectos referentes ao impacto do processo de produção da indústria em relação ao meio ambiente também foram trabalhados. Dessa forma, concluímos que a visita técnica pode ser um espaço não formal de produção de conhecimento e um cenário propício para que os alunos percebam a integração entre a prática e a teoria, além de perceber como a Química e a Geografia estão integradas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.