O cultivo de organismos geneticamente modificados levando a uma preocupante consequência ambiental: a contaminação da água

Autores

  • Taís S. Santos UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • V. Vieira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

danos ambientais, transgênicos, agrotóxicos, herbicidas

Resumo

Nesse trabalho procurou-se discutir as consequências negativas associadas ao uso intensivo de agrotóxicos, herbicidas e fertilizantes nos cultivos de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs). Os OGMs são aqueles que foram modificados com a introdução de um ou mais genes provenientes de um ser vivo da mesma espécie do organismo alvo. Um exemplo típico de OGM é a soja resistente aos herbicidas, criada com a introdução em seu genoma de um gene capaz de inibir a enzima glutamina sintetase e a formação de amônia, o elemento responsável pela morte da planta. No entanto, muitas vezes na manutenção do cultivo desses OGMs, os agricultores, devido à resistência dos mesmos, excedem na utilização de defensivos agrícolas, causando diversas consequências negativas. Tais consequências estão relacionadas, principalmente, aos danos ambientais e à saúde humana (de trabalhadores, famílias rurais e consumidores) cujos custos acabam sendo socializados. Embora a literatura incite esse pensamento linear de causa e efeito dos defensivos agrícolas na saúde humana e no meio ambiente, não existem muitas pesquisas sistematizadas desse pensamento. O presente estudo procurou levantar dados, a partir de Revisão Bibliográfica, de uma possível e preocupante consequência ambiental negativa: a contaminação da água pelo uso indiscriminado desses produtos. Com este artigo, pretende-se, contribuir para a formulação de políticas que auxiliem a criação de instrumentos adequados para a regulação desses produtos químicos, e, fornecer subsídios para a tomada de decisões em relação ao cultivo de organismos geneticamente modificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2018

Como Citar

SANTOS, Taís S.; VIEIRA, V. O cultivo de organismos geneticamente modificados levando a uma preocupante consequência ambiental: a contaminação da água. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 80, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2458. Acesso em: 24 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.