Elaboração de experimentos de física básica para as escolas de nível médio dos municípios de Pinheiral e Volta Redonda
Palavras-chave:
alunos, experimentos, eletrostática, corrente elétricaResumo
De acordo com o que se vem sendo observado, os alunos de ensino fundamental e ensino médio possuem grande dificuldade na compreensão da física tanto em sua parte conceitual como em seu cotidiano. Para a grande maioria, a disciplina tornou-se algo inútil e desnecessário em função da metodologia utilizada nas escolas, onde os professores reservam todo o seu tempo em sala para aulas teóricas, com excesso de fórmulas matemáticas, sem preocupar-se com os significados físicos de cada conteúdo. Para provocar mudanças que facilitem a aprendizagem dos alunos, foi proposto o enriquecimento das aulas com experimentos simples e ao mesmo tempo eficazes para a compreensão dos mesmos. O trabalho irá se desenvolver com turmas do 3° ano do ensino médio das escolas públicas e privadas do município de Pinheiral e Volta Redonda, onde os alunos visitarão as dependências do Centro Universitário De Volta Redonda (campus Olezio Galotti) no bairro Três Poços em Volta Redonda no estado do Rio de Janeiro e realizarão os experimentos no laboratório de física III. Como sustentação da proposta será realizado um levantamento diagnóstico prévio, para determinar o nível de conhecimento espontâneo dos alunos em relação ao conteúdo a ser trabalhado. Em seguida, serão apresentados o funcionamento idealizado de um para-raios, de modo a aplicar conhecimentos escolares de eletrostática e a conservação da corrente elétrica dentro de uma pilha, através de um experimento simples demonstrado por Ampére. No final das aulas experimentais, os alunos voltaram a discutir suas concepções alternativas confrontando com os conceitos corretos através de um questionário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.