Conceitos de Ecodesign para o desenvolvimento de sandálias rasteiras

Autores

  • T. M. Bastos Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – Lorena, SP
  • N. T. Matias Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – Lorena, SP UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Resende, RJ

Palavras-chave:

ecodesign, sandália rasteira, desenvolvimento de produtos

Resumo

Este trabalho objetiva a criação de uma sandália rasteira com conceitos de Ecodesign. As ferramentas de projeto podem ser sugeridas por técnicas de Design for Assembly (DFA), Design for Manufacturing (DFM), Design for Recycling (DFR) e Design for Disassembly (DFD); que baseia-se na eliminação de desperdício, uso mínimo e apropriado de materiais, montagem rápida e projetar para: fácil desmontagem, reutilização e reciclagem. Os parâmetros da qualidade do produto são: fácil usabilidade, conforto, segurança, vestibilidade e estéticas. A estética do produto terá a semântica de elementos indígenas de maneira que a forma e o grafismo possam trazer inovações ao produto proposto. A Metodologia inclui análises: Tarefa do Usuário; Função do Produto; Conceitos Chave de Estilo; Semântica e de Forma além de enquete com o público feminino. Por meio da enquete realizada no site Surveygizmo 2010 e divulgada em sites de relacionamento Orkut e Twitter, observou-se que as sandálias rasteiras: são utilizadas em momentos de lazer e no trabalho, tem durabilidade em média um ano, são utilizadas até seis horas por dia e em média quatro vezes por semana. Quanto ao público, 40% possuem algum produto que seja caracterizado como ecossustentável; e os principais fatores que determinam a compra de um produto com essa característica é o meio de produção respeitando aspectos ambientais e o estilo do produto. Com a pesquisa realizada e as análises concluídas verificou-se que o desenvolvimento de produtos com conceitos de sustentabilidade é uma necessidade global e que os consumidores estão adeptos a essa nova forma de consumo. O projeto da sandália prioriza redução do número de peças na montagem, menos materiais envolvidos no processo e características ecológicas. Destacam-se também sistemas de encaixe visando à customização, fácil desmontagem no pós-uso, menor tempo e custo na manufatura, aspectos ergonômicos, usabilidade em diversas condições, pós-uso planejado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08/14/2018

Como Citar

BASTOS, T. M.; MATIAS, N. T. Conceitos de Ecodesign para o desenvolvimento de sandálias rasteiras. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 87, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2466. Acesso em: 1 jul. 2022.