Ensino em Ciências da Saúde, Meio Ambiente e esporte na natureza: um relato sobre as visitas técnicas no IFRJ-VR

Autores

  • M. P. Alves IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro, Volta Redonda, RJ
  • F. M. Pillar IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro, Volta Redonda, RJ
  • W. F. M. Silva IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro, Volta Redonda, RJ

Palavras-chave:

ensino em ciências da saúde, interdisciplinaridade, formação de professores, educação ambiental

Resumo

O relato de experiência configura-se a partir de dois objetivos que se complementam: apresentar e divulgar as ações pedagógicas desenvolvidas no curso de Automação Industrial do Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Volta Redonda no Ensino em Ciências da Saúde (Educação Física) e Meio Ambiente; segundo, discutir a interdisciplinaridade como um caminho possível para repensar a formação continuada de professores a partir do olhar reflexivo sobre as práticas pedagógicas no IFRJ-VR. A questão central funda-se na Educação ambiental e no entendimento da relação indissociável entre a sociedade e a natureza. O relato de experiência se estruturou por meio da ação interdisciplinar entre as áreas de Educação Física, Geografia, Biologia e Filosofia, implantadas no curso de Automação Industrial do IFRJ-VR na intenção de estabelecer outros olhares para a Educação Ambiental, acarretando possíveis alterações na concepção de currículo, dos processos teórico-metodológicos em decorrência da concepção do processo avaliativo e, finalmente, no processo de ensino no cotidiano escolar. As ações se estruturam a partir dos seguintes conceitos: modernidade, Lazer, Esporte na Natureza e Educação Ambiental, como eixos temáticos, e a interdisciplinaridade como método e como princípio filosófico-pedagógico norteador do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a metodologia do trabalho se desenvolveu em dois momentos: Primeiro, na visita ao museu do Parque Nacional de Itatiaia, na intenção de permitir o acesso dos alunos a conhecimentos específicos e comportamentos adequados em uma Área de proteção Ambiental – APA; Segundo, na escalada do Morro da Urca na tentativa de uma interação dos múltiplos campos do saber envolvidos e a experiência da prática do esporte na natureza e toda a complexidade que envolve a referida prática esportiva.

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Publicado

14-08-2018

Como Citar

ALVES, M. P.; PILLAR, F. M.; SILVA, W. F. M. Ensino em Ciências da Saúde, Meio Ambiente e esporte na natureza: um relato sobre as visitas técnicas no IFRJ-VR. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 101, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2480. Acesso em: 22 dez. 2024.

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