Efeito da microadição de Nb nas temperaturas de transformação de fase de aços de baixo carbono contendo Mn após a laminação a quente em escala piloto

Autores

  • L. H. P. Gaio UniFoa – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. A. A. Tavares UniFoa – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. I. S. T. Faria Centro de Paula Souza – FATEC-Pindamonhangaba, SP
  • G. Rodrigues UniFEI, Itajubá, MG
  • A. S. Paula EEIMVR / UFF, Volta Redonda, RJ

Palavras-chave:

aços bifásicos, transformação de fase, dilatometria, laminação piloto

Resumo

As chapas de aços avançados de alta resistência (A.H.S.S., Advanced High Strength Steels) vêm sendo desenvolvidas há mais de quarenta anos. Eles são uma das principais respostas da siderurgia mundial aos desafios impostos por seus clientes em sua busca por maior competitividade e atendimento às restrições ao consumo de energia e preservação do meio ambiente, como por exemplo a indústria automobilística. A adição de Nb nesta classe de aço possibilita a obtenção de materiais de mais alta resistência mecânica e manutenção da ductilidade pela microestrutura final refinada produzida. Para execução deste trabalho foram laminados dois aços baixo carbono em escala piloto com teores de carbono na faixa de 0,125%, manganês de 0,8% e microligado ao Nb (0,033%), onde os mesmos foram submetidos a 8 passes de redução. De modo a proceder a caracterização destes materiais foram executados ensaios de dilatometria (dilatometro de têmpera, Adhamel - DT1000) na condição como recebida dos materiais, e um monitoramento do processo de laminação a quente em escala piloto com base nas cargas e reduções impostos em cada passe, e perfil de temperatura em todo processamento. Dessa forma, puderam ser avaliadas as mudanças nas temperaturas de transformação (Ar3 e Ar1) sob efeito da composição química e evolução microestrutural da austenita com base em fenômenos como endurecimento por solução sólida, encruamento, precipitação e redução do tamanho de grão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2018

Como Citar

GAIO, L. H. P.; TAVARES, R. A. A.; FARIA, M. I. S. T.; RODRIGUES, G.; PAULA, A. S. Efeito da microadição de Nb nas temperaturas de transformação de fase de aços de baixo carbono contendo Mn após a laminação a quente em escala piloto. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 102, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2481. Acesso em: 18 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>