Marketing viral e o fenômeno dos memes como geradores de sociabilidade na web 2.0: um estudo do mercado de nicho
Palavras-chave:
internet, memes, web 2.0, marketing viral, ciberculturaResumo
A comunicação mediada por computador trouxe novas formas de interação e produção de conteúdo. A velocidade com que as informações trafegam na rede e como essas informações são acessadas precisam ser estudas. A expressão web 2.0, cunhada por Tim O’Relly por volta dos anos 2000, nos ajuda a entender melhor as relações que acontecem na rede. Caracterizada por intensa colaboração entre os seus usuários na co-produção, qualificação (através de tags) e partilha de conteúdos, sendo a internet a plataforma de lançamento destes dados. A web 2.0 lança um novo paradigma para o mercado, a produção de conteúdo não é mais centralizada e dominada por grandes empresas, agora qualquer um pode gerar informação. Neste contexto, a produção de marketing viral torna-se uma ferramenta importante para profissionais da comunicação. O objetivo da pesquisa é fazer um mapeamento dos principais memes e virais replicados no ano de 2009 na blogosfera e investigar a forma como se articulam com diferentes redes de sociabilidade, como o Twitter. Serão vistos os Memes mais frequentes, identificando as principais características. Como um marketing viral pode ser corrompido e se transformar em um meme cujo sentido originário se perde, muitas vezes transformando-se em seu contrário? Onde são mais frequentes: em sites de relacionamento, blogs ou redes sociais? Essas são algumas das questões que esta pesquisa tentará responder.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.