Desenvolvimento de descalcificador magnetrônico para dentes
Palavras-chave:
descalcificador, bomba peristáltica, denteResumo
Pelo método convencional, onde o material a ser descalcificado é inserido diretamente em ácido, dentes levam até 3 meses para que todo o processo de descalcificação seja completado. Somente após a descalcificação, é que será realizado o emblocamento em parafina e a confecção de preparados histológicos, com fins de diagnóstico e material didático. O descalcificador magnetrônico é um equipamento com função de acelerar o processo e encurtar esse prazo para aproximadamente 3 dias, através da circulação do ácido entre os meios quente e frio. O seu custo porém é muito elevado, o que invibializa sua aquisição devido ao pouco uso que o mesmo terá. Com a utilização de material reciclado, o presente projeto objetivou a construção do descalcificador para sua utilização nas disciplinas de Patologia e Histologia do Curso de Odontologia do UniFOA. O projeto foi dividido em 3 etapas: desenvolvimento do módulo frio; desenvolvimento do módulo intermediário (construção de bomba peristáltica); e desenvolvimento do módulo quente. Para o módulo frio, foi adaptada uma caixa térmica fabricada à base de poliestireno expandido (isopor), onde foi inserida uma serpentina confecciona em aço inoxidável. A bomba peristáltica apresenta caixa externa em latão com frente em acrílico medindo 20X30cm, contendo na parte anterior 2 roldanas interligadas por garrote de látex calibre 1 cm, adaptadas em carcaça de módulo para acondicionamento de disco rígido de PC Desktop. Na parte posterior apresenta bomba de limpador de para-brisas para automóveis e tranformador 110X12V. O módulo quente foi confeccionado com adaptação de forno de microondas marca Sharp 110V, onde foi inserido recipiente plástico tupperware com capacidade para 500 ml de líquido. Os 3 módulos foram interligados por mangueiras de poliuretano calibre 5m para circulação do ácido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.