Desenvolvimento de software: sistema informatizado de educação nutricional via web

Autores

  • A. S. Neves UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. L. Sodré UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. L. Gazoni UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • V. C. Muniz UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. N. Waszak UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • E. L. Assis UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

obesidade infantil, software, educação nutricional, jogos eletrônicos

Resumo

O fenônemo da transição nutricional, que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo ao longo dos últimos anos tem promovido o crescimento da obesidade e de suas comorbidades mais comuns, alterando o perfil epidemiológico brasileiro e mundial. O crescimento da obesidade infantil, geralmente marcado pelo binômio aumento do consumo energético e sedentarismo, principalmente pelo maior tempo despendido em jogos eletrônicos e televisão, é fator preocupante. Quanto maior for o tempo de exposição do indivíduo ao mal da obesidade, maiores serão as chances de desenvolvimento de comorbidades associadas, o que gera altos custos individuais, sociais e de gastos públicos em saúde. O combate à obesidade infantil ainda se faz de forma tímida, e a escola é um local privilegiado para a atuação no combate a esta condição. O ensino de educação nutricional nas escolas se faz necessário, para a disseminação de conceitos de alimentação saudável entre as crianças. O objetivo do presente trabalho foi o desenvolvimento de um software para uso via internet, que possibilite uma interface amigável e uma navegação intuitiva, associando o ensino de conceitos de educação nutricional com o uso de jogos eletrônicos, tornando o processo de ensino-aprendizagem, destes conceitos, agradável às crianças. Para o desenvolvimento do produto, foi utilizada a construção de sistemas via Web, utilizando a Análise Orientada a Objetos, de acordo com as diretrizes de linguagem para especificação, documentação, visualização e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, no caso, a Unified Modeling Language (UML). Foi utilizada a ferramenta Case JUDE, tendo como linguagem de programação Java. O produto obtido até o momento é um sistema de fácil navegação e interatividade, que permite a utilização via internet sem a exigência de hardwares de configuração sofisticada, permitindo o uso do sistema em escolas públicas.

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Publicado

11/01/2018

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