Levantamento da incidência de prolongamento do processo estilóide e/ou calcificação do ligamento estiloióideo em radiografias panorâmicas

Autores

  • R. E. N. Cury UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. S. R. Vati UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. D. P. N. Cury UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. V. R. Carvalho UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • S. E. V. Cury UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

síndrome de Eagle, processo estilóide, ligamento estiloióideo, radiografia panorâmica

Resumo

A Síndrome de Eagle tem sido associada a uma variedade de sintomas, destacando-se a dor, usualmente unilateral, referida para a garganta, língua, olhos, terço médio da face, ATM e ouvido. É caracterizada pela presença de prolongamento do processo estilóde e/ou calcificação do ligamento estiloióideo, alterações que podem ser observadas em radiografias panorâmicas comumente utilizadas em clínicas e consultórios odontológicos durante tratamento de rotina. Quinhentas radiografias panorâmicas pertencentes ao arquivo da Disciplina de Patologia Bucal do Curso de Odontologia do UniFOA, serão avaliadas em relação a alterações anatômicas associadas à Síndrome de Eagle. Para avaliação das radiografias será utilizado negatoscópio de 1 corpo, à base de luz fria e composto por 2 lâmpadas fluorescentes, 110/220V, construído em chapa de aço esmaltada, com frente de acrílico leitoso, e possuindo fixação de RX por roletes. Área útil de 0,37m de largura, e 0,47m de altura (Santa Luzia – Brasil). As radiografias serão inicialmente avaliadas pelos alunos participantes da pesquisa, e posteriormente pelos professores orientadores. Os dados serão catalogados em planilha elaborada pelos professores orientadores, utilizando-se o Microsoft Excel 2007. Os resultados serão apresentados sob a forma de gráficos e tabelas. O presente trabalho tem como objetivo gerar maiores informações à respeito da incidência de alterações radiográficas associadas à Síndrome de Eagle, no intuito de orientar os cirurgiões dentistas e alunos de graduação em Odontologia, bem como avaliar sua incidência em Volta Redonda, ainda desconhecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-11-2018

Como Citar

CURY, R. E. N.; VATI, A. S. R.; CURY, M. D. P. N.; CARVALHO, M. V. R.; CURY, S. E. V. Levantamento da incidência de prolongamento do processo estilóide e/ou calcificação do ligamento estiloióideo em radiografias panorâmicas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 1esp, p. 51, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2579. Acesso em: 19 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>