Prevenção em estomatologia na terceira idade

Autores

  • A. G. Netto UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda AAP-VR - Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda
  • R. G. Magalhães AAP-VR - Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda
  • T. J. S. I. Lopes UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. R. Braz UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

estomatologia, câncer bucal, terceira idade, educação preventiva

Resumo

O Centro Odontológico Bergonsil de Oliveira Magalhães na prevenção em Estomatologia na terceira idade que valoriza a saúde e não a doença tem como metas a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças. Os objetivos incluem (a) divulgar as doenças bucais e os métodos preventivos em Estomatologia, realizando o exame bucal preventivo para a Terceira Idade, (b) melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas e dos futuros idosos em relação à Saúde Bucal, através da Educação Preventiva e da promoção da saúde (c) alertar a população na prevenção das lesões de boca, Câncer bucal e fatores de risco que originam as lesões malignas e (d) verificar a prevalência de alterações estomatológicas na Terceira Idade, diagnosticando precocemente lesões da cavidade bucal. A metodologia empregada inclui o exame clínico do paciente, diagnóstico, tratamento, prognóstico, educação preventiva (através da orientação dos pacientes sobre os riscos do fumo, da bebida alcoólica, da exposição contínua ao sol, da importância de uma boa alimentação, de uso do preservativo dos cuidados com os dentes) e distribuição de folders, cartazes e manuais. Resultados Obtidos (12/04/2000 à 30/06/2009). O serviço especializado examinou 4841 pacientes, com 12642 procedimentos. Os principais serviços executados foram: 10917 consultas, 926 biópsias, 136 culturas, 153 citologias esfoliativas, 510 diversos (Utilização do bisturi elétrico, crioterapia, detecção de bordas traumatizantes de dentes e próteses, frenectomia, torus e outros). Dos pacientes atendidos 77 diagnósticos de Lesões Malignas na cavidade oral: 63 Carcinomas de células escamosas, 03 Carcinoma de Glândulas Salivares, 01 Melanoma, 03 Carcinoma Baso-escamo celular, 03 Adenocarcinoma, 01 Linfoma, 02 Carcinoma Verrugoso e 01 Leucemia. Neste contexto, recomenda-se que realizem exame de boca periodicamente com finalidade de detectar precocemente doenças da boca, promovendo saúde geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11/01/2018

Como Citar

NETTO, A. G.; MAGALHÃES, R. G.; LOPES, T. J. S. I.; BRAZ, M. R. Prevenção em estomatologia na terceira idade. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 1esp, p. 64, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2591. Acesso em: 26 jun. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>