Um estudo exploratório de ferramentas interativas inovadoras como recurso didático na formação do estudante de medicina

Autores

  • Paula Damato Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Ítalo Bruno do Nascimento Moura Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Cristina Ribeiro Dias Barroso Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Rafael Teixeira dos Santos Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Claudia Yamada Utagawa Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n39.2614

Palavras-chave:

Educação Médica. Aprendizagem. Ensino.

Resumo

As ferramentas interativas são recursos tecnológicos utilizados com a finalidade de ampliar o acesso ao conhecimento, podendo servir como alternativas complementares ao método tradicional de ensino presente em todo o mundo. É nítido que, diante do desenvolvimento dos meios de comunicação e da evolução tecnológica, o compartilhamento de informações torna-se cada vez mais simplificado. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar as ferramentas interativas disponíveis na internet, de forma a expor sua aplicabilidade como recurso didático à formação acadêmica no curso de Medicina. Foi realizada uma busca na internet para ferramentas interativas com conteúdo voltado para formação médica. As ferramentas encontradas foram caracterizadas por tipo de característica proposta: simulação, visualização e gamificação. Foram analisadas nove ferramentas quanto à fonte/fornecedor do produto, temática abordada, idioma utilizado, grau de intuitividade, grau de interatividade, disponibilidade para aplicativos de celulares e recursos para pessoas com deficiência visual.

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Publicado

15-04-2019

Como Citar

DAMATO, Paula; DO NASCIMENTO MOURA, Ítalo Bruno; RIBEIRO DIAS BARROSO, Cristina; TEIXEIRA DOS SANTOS, Rafael; YAMADA UTAGAWA, Claudia. Um estudo exploratório de ferramentas interativas inovadoras como recurso didático na formação do estudante de medicina. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 39, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n39.2614. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2614. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

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