Um estudo exploratório de ferramentas interativas inovadoras como recurso didático na formação do estudante de medicina

Autores

  • Paula Damato Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Ítalo Bruno do Nascimento Moura Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Cristina Ribeiro Dias Barroso Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Rafael Teixeira dos Santos Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Claudia Yamada Utagawa Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n39.2614

Palavras-chave:

Educação Médica. Aprendizagem. Ensino.

Resumo

As ferramentas interativas são recursos tecnológicos utilizados com a finalidade de ampliar o acesso ao conhecimento, podendo servir como alternativas complementares ao método tradicional de ensino presente em todo o mundo. É nítido que, diante do desenvolvimento dos meios de comunicação e da evolução tecnológica, o compartilhamento de informações torna-se cada vez mais simplificado. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar as ferramentas interativas disponíveis na internet, de forma a expor sua aplicabilidade como recurso didático à formação acadêmica no curso de Medicina. Foi realizada uma busca na internet para ferramentas interativas com conteúdo voltado para formação médica. As ferramentas encontradas foram caracterizadas por tipo de característica proposta: simulação, visualização e gamificação. Foram analisadas nove ferramentas quanto à fonte/fornecedor do produto, temática abordada, idioma utilizado, grau de intuitividade, grau de interatividade, disponibilidade para aplicativos de celulares e recursos para pessoas com deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANATOGAMES. Disponível em: <http://anatogames.blogspot.com/>. Acesso em: 22 Ago. 2017.

ASSOCIATION OF AMERICAN MEDICAL COLLEGES. Effective Use of Educational Technology in Medical Education: Summary Report of the 2006 AAMC Colloquium on Educational Technology. Washington, DC: AAMC, p. 7, 2007.

AUSUBEL, D.P. LEARNING THEORY AND CLASSROOM PRACTICE. Ontario Institute for Studies in Education Bulletin, 1967.

BARROSO, C.R.D et al. Análise do uso de simuladores de pacientes virtuais por estudantes de Medicina. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, n. 36, p. 91-100, 2018.

BIODIGITALHUMAN. Disponível em:<https://www.biodigital.com/>. Acesso em: 2 Ago. 2017.

ELECTRONIC VIRTUAL PATIENTS (eVIP). Virtual Patients. Disponível em: <http://virtualpatients.eu/>. Acesso em: 10 Set. 2017.

GABA, D.M. Do as we say, not as you do: using simulation to investigate clinical behavior in action. Simul Healthc, v. 4, n. 2, p. 67-9, 2009.

INNERBODY. Disponível em:<http://www.innerbody.com/>. Acesso em: 17 Ago. 2017.

INSUONLINE. Disponível em: <https://oge.mobi/insuonline/>. Acesso em: 10 Jul. 2017.

INTERACTIVE MEDICAL CASES. The New England Journal of Medicine. Disponível em: <http://www.nejm.org/multimedia/interactive-medical-case>. Acesso em: 4 Set. 2017.

KAPP, K.M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons, 2012.

MONTEIRO, B. S. et al. AnatomI 3D: Um atlas digital baseado em realidade virtual para ensino de medicina. 2006.

MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. Revista Brasileira de Educação a Distância, p. 2, 2002.

RADIOPAEDIA. Disponível em:<https://radiopaedia.org/>. Acesso em: 26 Jul. 2017.

SOUZA, C.S.; IGLESIAS, A.G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais: aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto), p. 284-92, 2014.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora SENAC e Escola do Futuro da USP, p. 20, 2010.

TOUCH SURGERY. Disponível em: <https://www.touchsurgery.com/>. Acesso em: 4 Set. 2017.

VPSIM. University of Pittsburgh. Disponível em: <http://vpsim.pitt.edu/shell/CaseList_Assignments.aspx>. Acesso em: 20 Set. 2017.

Downloads

Publicado

15-04-2019

Como Citar

DAMATO, Paula; DO NASCIMENTO MOURA, Ítalo Bruno; RIBEIRO DIAS BARROSO, Cristina; TEIXEIRA DOS SANTOS, Rafael; YAMADA UTAGAWA, Claudia. Um estudo exploratório de ferramentas interativas inovadoras como recurso didático na formação do estudante de medicina. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 39, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n39.2614. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2614. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)