Coloração de biopolímero biodegradável usando-se corantes naturais betanina e curcumina

Autores

  • Pamella Carvalho Gonçalves
  • Renata Carolina Zanetti Lofrano Universidade Federal de São João Del Rei/UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n38.2615

Palavras-chave:

biopolímero biodegradável. corantes naturais. betanina. curcumina.

Resumo

O uso de matérias primas derivadas de fontes naturais têm sido cada vez mais estudada e empregada na produção dos mais diversos tipos de materiais, dentre eles os biopolímeros. O estudo aqui relatado apresenta os resultados preliminares da coloração do biopolímero biodegradável poli(citrato de glicerol) com os corantes naturais e comerciais, curcumina e betanina. Na coloração foram empregados 10,0 g do biopolímero e 0,005 mol do corante pulverizado. Os biopolímeros coloridos foram então submetidos a ensaios de secagem em estufa, em dessecador, em chapa de aquecimento, em diferentes temperaturas, em atmosfera ambiente e sob vácuo, com e sem exposição à luz natural, no decorrer de duas semanas. Os resultados obtidos demonstram que o biopolímeros foram coloridos satisfatoriamente empregando-se ambos os corantes, nas condições estudadas e mostraram-se visualmente estáveis ao aquecimento, sob vácuo e atmosfera e luz ambientes no período de tempo avaliado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Carolina Zanetti Lofrano, Universidade Federal de São João Del Rei/UFSJ

Professora Adjunto IV do Departamento de Engenharia Química e Estatística da Universidade Federal de São João del Rei - Campus Alto Paraopeba (DEQUE/UFSJ/CAP).

Referências

DE AZEVÊDO, L. C.; CORDEIRO DE SÁ, A. S.; ROVANI, S.; FUNGARO, D. A. Propriedades do amido e suas aplicações em biopolímeros. Cadernos de Prospecção, vol. 11, p. 351-358, 2018.

DE FARIAS, S. S.; SIQUEIRA, S. M. C.; CRISTINO, J. H. S.; DA ROCHA, J. M. Biopolímeros: uma alternativa para promoção do desenvolvimento sustentável. Revista Geonorte, vol. 7, n0 26, p. 61- 77, 2016.

NETTO, R. C. M.; Dossiê dos Corantes, Foods Ingredients Brasil, vol. 9, p. 40-45, 2009.

MARCOLINO, V. A. Inclusão de bixina, curcumina e betanina em ciclodextrina para aplicação na indústria de alimentos. Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Ciências de Alimentos), UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2008.

DE REZENDE, D. J. L. F.; LOFRANO, R. C. Z. Produção de citrato de glicerol que atuam como plastificantes verdes usando-se glicerina, efluente da produção de biodiesel por transesterificação. Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química/COBEQ – Florianópolis, SC, 2014.

Downloads

Publicado

11-12-2018

Como Citar

GONÇALVES, Pamella Carvalho; ZANETTI LOFRANO, Renata Carolina. Coloração de biopolímero biodegradável usando-se corantes naturais betanina e curcumina. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 13, n. 38, p. 51–56, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v13.n38.2615. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2615. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.