Formação docente dos bolsistas do PIBID de Educação Física

Autores

  • Naiara Carlos Ferreira de Lima Universidade de Gurupi - UnirG
  • Jackson Carlos da Silva Universidade de Gurupi - UnirG
  • Lady Sakay
  • João Bartholomeu Neto Universidade de Gurupi - UnirG

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n38.2621

Palavras-chave:

Projeto de extensão. Formação acadêmica. Licenciatura. Formação profissional.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a percepção dos acadêmicos bolsistas sobre a influência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em sua formação profissional e acadêmica. Os sujeitos da pesquisa foram 14 bolsistas com pelo menos 6 meses de participação no Programa pelo curso de licenciatura em Educação Física da Universidade de Gurupi (UnirG). Utilizou-se de entrevista estruturada composta por duas questões geradoras e utilizou-se a técnica de análise dos dados denominada Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significados. A análise de conteúdos possibilitou formular as unidades de significado “vivências na prática”, “realidade escolar”, “Planejamento” e “roda de estudo” a partir dos discursos dos sujeitos para formação profissional. Em relação a formação acadêmica, foi possível estabelecer “Dar aula”, “Conhecimento”, “Espaço Físico” e “Metodologia” como unidades de significados. Dessa forma, foi possível demonstrar que objetivo do projeto está sendo atingido e ressalta-se a importância do Pibid para a formação inicial dos bolsistas do curso de licenciatura em Educação Física.

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Biografia do Autor

Naiara Carlos Ferreira de Lima, Universidade de Gurupi - UnirG

Graduada em Educação Física Pela Universidade de Gurupi - UnirG

Jackson Carlos da Silva, Universidade de Gurupi - UnirG

Graduado em Educação Física, Mestre em Educação, Docente da Universidade de Gurupi - UnirG

Lady Sakay

Graduada em Pedagogia, Doutora em Educação, Docente da Universidade de Gurupi - UnirG

João Bartholomeu Neto, Universidade de Gurupi - UnirG

Graduado em Educação Física, Doutor em Educação Física, Docente da Universidade de Gurupi - UnirG

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Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas