Atuação do Programa Bolsa Família no combate à fome e efetivação da segurança alimentar e nutricional no Brasil
Palavras-chave:
Fome, segurança alimentar, Bolsa FamíliaResumo
O problema da fome ainda é alvo de preocupação e de discussão pela sociedade e governo. Ela exclui do homem o direito de manter uma alimentação adequada, tornando-o mais suscetível a doenças além de afetar a economia e o crescimento de uma nação. A partir do século XX passaram a existir vários programas governamentais que visavam combater o mal da fome. O conceito de segurança alimentar e nutricional vem sendo utilizado como fator norteador para a reformulação desses programas. No governo Lula foram criados programas como Fome Zero e o Bolsa Família. O Programa Fome Zero surgiu com a proposta de combater a fome e seus determinantes estruturais visando a garantia da segurança alimentar da população brasileira e traz o Bolsa Família como seu principal programa de estratégia, sendo um programa de transferência de renda para famílias que vivem em estado de pobreza ou extrema pobreza. Os resultados alcançados pelo Programa ainda são alvo de críticas. Verificou-se que o Programa na verdade ainda não alcançou o objetivo de garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada nem a Segurança Alimentar e Nutricional das famílias atendidas. Este trabalho tem por objetivo verificar a aplicação do programa Bolsa Família como política pública de efetivação de SAN e DHAA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.