Introdução a análise bioquímica e microbiológica salivar no diagnóstico da doença periodontal, através de gêmeas univitelinas

Autores

  • S. M. Lobo UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. C. Ruela UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. Genestra UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

Doença periodontal, periodonto patógeno, teste salivar

Resumo

Vários pesquisadores já isolaram marcadores biológicos da saliva, seja de origem bacteriana ou do hospedeiro e que se apresentaram como promissores para o diagnóstico periodontal, entre eles: elastase, colagenase e gelatinase. Além disso, a saliva tem sido considerada como excelente meio para detecção de periodontopatógenos. Este estudo mostra o caso clínico de duas pacientes gêmeas univitelinas, portadoras de periodontite do adulto severa, que se submeteram ao teste salivar para análise bioquímica e microbiológica antes e após a terapia periodontal convencional. Uma das irmãs, a Mz. C. O. foi medicada com Amoxicilina e Metronidazol após o primeiro teste salivar. Os periodontopatógenos encontrados no exame inicial desta paciente foram: 90% de Bacteróides forsythus, 75,8% de Actinobacillus actinomycemtecomitans, 70,5% de Porphiromonas gingivalis e 65,7% de Peptostreptococcus anaerobius e após terapia periodontal encontrou-se 15% de B. forsythus e 18% de A. actinomicemtecomitans. No exame inicial de Mr. C. O. os seguintes resultados foram obtidos: 95% de B. forsythos, 78,4% de A.actinomicemtecomitans, 75,5% de P. gingivalis e 70,5% de P. anaerobius e no segundo exame os resultados obtidos foram de 85% de B.forsythos, 50% de P. gingivalis e 15% de P.anaerobius. Vale ressaltar que as pacientes não haviam concluído o tratamento periodontal até a realização do segundo exame. Conclui-se portanto que o exame bioquímico e microbiológico salivar é válido para avaliação da condição periodontal e da terapia empregada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-02-2019

Como Citar

LOBO, S. M.; RUELA, C. C.; GENESTRA, M. Introdução a análise bioquímica e microbiológica salivar no diagnóstico da doença periodontal, através de gêmeas univitelinas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 3, n. 1 esp, p. 59, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2789. Acesso em: 19 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)