O conhecimento pertinente à relação família e educadores da infância: a dialógica da responsabilidade

Autores

  • Marina Patrício de Arruda Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC http://orcid.org/0000-0001-6648-0009
  • Fabiani Aparecida Lourenço Silveira Albuquerque Prefeitura Municipal de Lages.
  • Izabel Cristina Feijó de Andrade Universidade São José - USJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n40.2821

Palavras-chave:

Conhecimento pertinente – família e educadores da infância – a dialógica da responsabilidade

Resumo

Esse texto teve por base uma dissertação de mestrado em Educação que objetivou compreender as relações entre família e educadores da infância, espaço propício à construção de um conhecimento pertinente à educação infantil.  De abordagem qualitativa, a pesquisa analisou entrevistas com representantes de 8 famílias e duas educadoras de um Centro de educação infantil da Serra Catarinense. Os resultados obtidos contribuíram para a reflexão sobre as relações construídas no espaço de convivência de educadores da infância, e indicam o compartilhamento de responsabilidades como um conhecimento pertinente. A dialógica como unidade entre duas lógicas que necessitam uma da outra, ao mesmo tempo em que se distinguem se complementam. O sentido dialógico mostra a inexistência da certeza, e favorece a compreensão de educadores que se disponham a atuar em meio ao acaso e ao imprevisto da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Patrício de Arruda, Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC

Pós-doutora em Educação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2012). Graduada em ciências Sociais, mestre e doutora em Serviço Social. Atualmente é professora e pesquisadora nos Programas de Pos-graduação em Educação (PPGE) e em Ambiente e Saúde (PPGAS) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) integrando as Linhas de pesquisa Educação, Processos-socioculturais e Sustentabilidade (PPGE) e Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida(PPGAS). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida - GEPESVIDA- e, editora da revista do referido grupo. A pesquisadora Discute temas como Formação de formadores e professores, Educação Permanente, Educação para inteireza,  metodologias ativas e amorosidade. 

Fabiani Aparecida Lourenço Silveira Albuquerque, Prefeitura Municipal de Lages.

Pedagoga  e mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (2017), professora da educação infantil na Prefeitura Municipal de Lages SC

Izabel Cristina Feijó de Andrade, Universidade São José - USJ

Pesquisadora e professora junto à USJ, Dra. em Educação pela PUCRS.

Referências

ANDRADE, I. C. F. de; et al. Um currículo pensado e vivido para a criança pequena: uma educação mais natural, divertida e produtiva, 2. ed. São José: ICEP, 2017.

ANDRADE, I. C. F. de. A inteireza do ser: uma perspectiva transdisciplinar na autoformação de educadores. Porto Alegre, 2011.

ARAÚJO, D. S. Infância, família e creche: um estudo dos significados atribuídos por pais e educadoras de uma instituição filantrópica. Tese (doutorado). Goiânia. 2006.

ARRUDA, M. P., O professor como mediador de emoções. ETD – Educ. temat. digit. Campinas, SP v.14 n.2 p. 290-303 jul./dez. 2012

CAETANO, L. M.;YAEGASHI, S. F. R. Relação escola e família: diálogos interdisciplinares para a formação da criança. São Paulo: Paulinas, 2014.

CASTODI, G. de A. Cosmopolitismo Infantil: Qual o lugar social das crianças na contemporaneidade? Zero a seis, Florianópolis, v. 13, n. 23, p. 33-51, 2011.

FARACHE, Cláudia da Silva. A relação entre a família e a instituição de educação infantil: descrição reflexiva sobre uma experiência. Tese de doutorado. Natal, 2007.

MARQUES, Circe M. Educação para a paz e educação infantil: um olhar e uma escuta sensível no ambiente educativo. Dissertação de Mestrado. São Leopoldo. 2005.

MATURANA, H. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

MORAES, Maria C.; TORRE, S. Pesquisando a partir do pensamento complexo: elementos para uma metodologia de desenvolvimento ecossistêmico. Revista Educação. PUCRS, no XXIX (1). Porto Alegre, 2006, p.145-172.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 3ª. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

______. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

______. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

POST, J.; HOHMANN, M. Educação de Bebés em Infantários: cuidados e Primeiras aprendizagens. 4a. ed. Trad. Sara Basía. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.

RELVAS, A. P. O ciclo vital da família: Perspectiva sistémica (4ª ed.). Porto: Edições Afrontamento. 2006.

VARELA, F. Autonomie et connaissance: Essai sur le vivant. Paris: Éditions du Seuil. Varela, F. (1989b). Reflections on the circulation of concepts between a biology of cognition and systemic family therapy. Family Process, 28, 15-24, 1989.(trad.google tradutor)

Downloads

Publicado

01-08-2019

Como Citar

DE ARRUDA, Marina Patrício; ALBUQUERQUE, Fabiani Aparecida Lourenço Silveira; DE ANDRADE, Izabel Cristina Feijó. O conhecimento pertinente à relação família e educadores da infância: a dialógica da responsabilidade. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 40, p. 73–82, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n40.2821. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2821. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.