Tratabilidade do líquido percolado (chorume) por processos oxidativos avançados para implantação no aterro sanitário da cidade de volta redonda

Autores

  • C. A. C. Saraiva UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • E. B. Fontes UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • J. A. S. de Almeida UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • T. V. Ribeiro UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • H. G. Delgado Júnior UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. Gomes UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. de O. Ferraz UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. F. Habibe UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

Aterro sanitário, processo oxidativo avançado, tratamento.

Resumo

O presente trabalho visa descrever em detalhes a tratabilidade do líquido percolado (chorume) produzido no aterro sanitário da cidade de Volta Redonda, objetivando o enquadramento do efluente na legislação vigente, sendo que nos ensaios realizados em laboratório foram verificadas as concentrações de DQO do efluente bruto e pós tratamento por processo oxidativo avançado, considerando os seguintes tratamentos: Tratamento com utilização de reagente Fenton (peróxido de hidrogênio + sulfato ferroso); tratamento com utilização de Ácido de Caro (peróxido de hidrogênio + ácido sulfúrico); tratamento com utilização de Permanganato de Potássio; filtração pós-tratamento por Permanganato de Potássio e Ácido de Caro, através de carvão ativado para retirada do excesso do agente oxidante. A planta de produção do líquido percolado (chorume) foi constituída de 06 (seis) células piloto (lisímetros) simulando o aterro sanitário da cidade de Volta Redonda com utilização de resíduos do mesmo. Os resultados demonstram o grande potencial de tratamento destes processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-02-2019

Como Citar

SARAIVA, C. A. C.; FONTES, E. B.; ALMEIDA, J. A. S. de; RIBEIRO, T. V.; DELGADO JÚNIOR, H. G.; GOMES, A.; FERRAZ, A. de O.; HABIBE, A. F. Tratabilidade do líquido percolado (chorume) por processos oxidativos avançados para implantação no aterro sanitário da cidade de volta redonda. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 3, n. 1 esp, p. 82, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2826. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)