Gestão de Desempenho por Competência (GDP): análise da avaliação de desempenho utilizada em uma instituição bancária para ascensão profissional

Autores

  • Giuliano Derrosso
  • Samara Boewerk

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n26.284

Palavras-chave:

Gestão de Desempenho por Competências (GDP), avaliação de desempenho, desenvolvimento profissional

Resumo

Cada vez mais, as empresas utilizam a área de Recursos Humanos, para conseguir vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, devido a isso, cada vez mais, elas estão implementando sistemas de avaliação de desempenho para, através dessas avaliações, poderem conhecer melhor as falhas de seus funcionários e sua necessidade de desenvolvimento, para com esses dados poderem investir no desenvolvimento profissional dos mesmos, gerando, assim, satisfação em seus colaboradores.  Levando em consideração o papel cada vez mais importante das avaliações de desempenho nas organizações, o presente estudo, faz uma analise geral da avaliação de desempenho utilizada por uma instituição financeira a Gestão de Desempenho por Competências (GDP) e a sua forma de utilização, como um dos critérios, para ascensão profissional dentro da empresa em estudo, buscando fazer uma comparação entre a teoria e a pratica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Rosana da Costa de. Avaliação de desempenho: Gestão de desempenho por competências (GDP) do Banco do Brasil. Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes, 2007. Disponível em <http://www.avm.edu.br/monopdf/9/ROSANE%20COSTA%20DE%20ALMEIDA.pdf>Acesso em 17 set. 2014.

ARAUJO, Luis César G. de. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2006.

BELFORD, Rhecyelle Mota; SANTOS, Edianadi Franco Matos da Silva; TADEUCCI, Marilsa de Sá Rodrigues. Gestão por competências: um novo modelo de gerenciamento. Revista UNI, Imperatriz (MA), ano 2, n.2, p. 39-53, janeiro/julho, 2012.

BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. A. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? RAE: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 1, p.8-15, jan./mar. 2001

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão depessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004

CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. Série provas e concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006

DURAND, T. Forms of incompetence. In: INTERNATIONL CONFERENCE ON COMPETENCE-BASED MANAGEMENT, 4., 1998, Oslo. Proceedings… Oslo: NorwegianSchoolof Management, 1998.

DUTRA, Celia. Tendências na Gestão de Pessoas. Disponivel em <http://www.ecrconsultoria.com.br/biblioteca/artigos/gestao-de-pessoas/tendencias-na-gestao-de-pessoas>. Acesso em 10 set. 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

G.T.H Consultoria em RH. Avaliação de desempenho por incidentes críticos. Disponível em <http://gthconsultoria.blogspot.com.br/2011/09/avaliacao-de-desempenho-por-incidentes.html>. Acesso em 29 set. 2014.

LEOPARDI, M.T. Metodologia da pesquisa na saúde. Santa Maria: Pallotti, 2001.

LUCIA, Maria. Avaliação de Desempenho: Uma estratégia para o crescimento. Disponível em <http://assessoriaconrado.blogspot.com.br/2011/10/avaliacao-de-desempenho-uma-estrategia.html>. Acesso em 29 set. 2014.

RIBAS, Andréia; SALIN, Cassiano. As avaliações de desempenho: Escala Gráfica. Disponível em <http://gpparaconcursos.blogspot.com.br/2012/12/as-avaliacoes-de-desempenho-escala.html>. Acesso em 29 set. 2014.

RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de Pessoas. São Paulo: Saraiva, 2006.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MENDES, Ricardo. O que é gestão de competências. Disponível em <http://www.gestaoporcompetencias.com.br/artigo-recursos-humanos/artigo-rh/o_que_e_gestao_por_competencias/>. Acesso em 11 set. 2014.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999, disponível em <http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteudo_moraes.html>. Acesso em 11 ago. 2014.

PERIARD, Gustavo. Avaliação 360 graus – o que é e como funciona. Disponível em <http://www.sobreadministracao.com/avaliacao-360-graus-o-que-e-e-como-funciona/>. Acesso em 01 out. 2014.

PINTO, Sandra Regina da Rocha (coordenadora); PEREIRA, Claudio de Souza; COUTINHO, Maria Teresa Correia; JOHANN, Silvio Luiz. Dimensões funcionais da gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

T.R.T – MG, Gestão estratégica. Metodologia Balanced Scorecard (BSC). Disponível emhttps://www.trt3.jus.br/gestaoestrategica/planejamento/metodologia/metodologia_bsc.htm . Acesso em 01 out. 2014.

Downloads

Publicado

12/10/2014

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas