Direito e cidadania:os impactos da interdição no cotidiano de vida dos portadores de transtornos mentais
Resumo
A interdição é promovida frente prova da incapacidade para atos civis. identificada como medida de proteção.Mas se as leis forem compreendidas com mecanismos de legitimação de discursos de verdades, o debate sobre interdição deve se remetido ao próprio significado da loucura.As representações de que o louco é aquel desprovido da razão contaminou a cultura moderna.O movimento da reforma psiquiátric vem problematizando questões relativas ao “lugar” destinado ao louco. Assim, surg debate sobre sua cidadania,na perspectiva de se reconhecer sua condição de cidadã Mas,levando-se em consideração que, para proteger o louco é preciso interditá-lo e qu tal condição pressupõe a perda dos direitos civis, recorta-se aqui uma questão paradoxa Objetivos:Conhecer a realidade de vida de portadores de transtornos mentais que fora interditados, na perspectiva de elucidar a existência de relações entre esta condição leg e o processo de garantia de seus direitos Metodologia: a pesquisa é qualitativa. O instrumentos serão: entrevista semi-estruturada, questionário e observação participant Será realizado levantamento dos processos que tramitaram em 2006 na 2ª Vara d Família.Resultados:o projeto está em desenvolvimento.Conclusão:A pesquisa poder contribuir no processo de afirmação da condição de cidadania dos chamados loucos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos UniFOA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.