Acolhimento no atendimento jurídico: humanizando as relações

Autores

  • Daniele do Amaral Souza Cavaliere Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Ilda Cecilia Moreira da Silva UniFOA - Doutorado em Enfermagem
  • Lucrecia Helena Loureiro UniFOA - Doutorado em Ciências

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n39.2910

Palavras-chave:

Humanização. Atendimento. Ensino. Jurídico

Resumo

 

RESUMO

O acolhimento de qualidade consiste no processo de uma prática de cuidado em todos os níveis de atendimento. A aprendizagem se dá também através do conhecimento que já existe com a vivência, com uma educação transformadora da sociedade, buscando a construção de um mundo onde todos possam realizar-se com autonomia e conscientização do outro. A pesquisa teve como base a prática docente com destaque para os acadêmicos de Direito no atendimento jurídico e em estudos sobre a temática da Humanização do direito. Ficou claro a necessidade de transformação metodológica do atendimento com foco no acolhimento para os cursos de direito, pois, observou-se que na grande maioria os problemas inicialmente apresentados pelas pessoas que procuravam o Judiciário pareciam ser, para elas, de maiores proporções porque elas não conseguiam explicar claramente  o seu problema, e principalmente porque eram atendidas de forma superficial e automática. Para conseguir alcançar o objetivo aqui proposto foram feitas buscas nas bases de dados PUBMED e SCIELO, limitando os artigos em idioma (língua inglesa e portuguesa) e ano de publicação (a partir de 2000), usando como palavras- chaves os termos: Ensino jurídico; humanização do direito e ensino humanizado. Este estudo possui enfoque quanti-qualitativo, descritivo, exploratório inerente a pesquisa bibliográfica. Constatamos então a necessidade de trazer para o ensino jurídico uma visão pluralista que abranja as possibilidades de desenvolvimento integral do ser humano. Pois, é no atendimento ao público que se faz o advogado, no trato frequente e humanizado com as necessidades jurídicas do homem comum, no envolvimento psicológico com os problemas dos demandantes, no fato de assumir a causa como coisa sua, que lhe afeta diretamente e o faça repensar seu agir profissional, para melhorar em todos os sentidos.

 

Palavras-chave: Ensino jurídico. Acolhimento. Humanização do direito.

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Referências

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Publicado

15-04-2019

Como Citar

DO AMARAL SOUZA CAVALIERE, Daniele; SILVA, Ilda Cecilia Moreira da; LOUREIRO, Lucrecia Helena. Acolhimento no atendimento jurídico: humanizando as relações. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 39, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n39.2910. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2910. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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