Melhoria contínua aplicada ao Processo de Abastecimento de Água Potável

Autores

  • Byanca Porto de Lima Centro Universitário de Volta Redonda - Unifoa
  • Sérgio Ricardo Bastos de Mello Centro Universitário de Volta Redonda - Unifoa
  • Paloma Medeiros de Souza Centro Universitário de Volta Redonda - Unifoa
  • Rafaela de Souza Lencastre Centro Universitário de Volta Redonda - Unifoa

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v11.n30.309

Palavras-chave:

Abastecimento de água, PDCA e Perdas de Água

Resumo

A água é um recurso finito que representa a fonte principal de manutenção de vida. Partilhando desta concepção e reconhecendo a importância da preservação ambiental alinhada ao desenvolvimento econômico e social das organizações, os quais devem ser a cerne na atuação de um profissional de Engenharia de produção, o presente trabalho teve como objetivo analisar as perdas de água no sistema de abastecimento de uma empresa situada na região sul do Estado do Rio de Janeiro, que possui como atividade secundária a distribuição de água potável. O objeto de estudo foi uma das quatro vilas onde os funcionários da empresa residem. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa utilizou os dados referentes à distribuição de água, e ainda,  baseou-se em outros estudos sobre a determinação dos indicadores de perdas. Os resultados evidenciam um alto índice de perdas, relacionado à deficiência operacional, bem como ausência de um setor específico que trabalhe na redução das perdas no sistema de distribuição. Com o objetivo de propor melhorias para os problemas encontrados, este trabalho utilizou o ciclo PDCA em conjunto com algumas ferramentas de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Byanca Porto de Lima, Centro Universitário de Volta Redonda - Unifoa

Departamento: Engenharia de Produção

Áreas: Pesquisa Operacional, Qualidade e Produtividade, Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Produtos

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2914 de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

COSTA, Cesar Bassi. Desenvolvimento de Estrutura de Custo para Análise de Viabilidade Técnica e Econômica – Financeira de Sistemas de Abastecimento de Água. 1998. Dissertação (mestrado) - Universidade Sul Fluminense. Niterói, 1998.

ENOPS Engenharia. Pesquisa de Vazamentos, disponível em:<http://www.enops.com.br/site/index.php?/ENOPS-Engenharia/Pesquisa-de-Vazamento/> Acesso em: 10 jan. 2013.

GANDRA, Alana. Índice de Perda de Água Tratada no Brasil é Elevado, 2011. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-09-11/indice-de-perda-de-agua-tratada-no-brasil-e-elevado> Acesso em: 7 abr. 2013.

GIROL, Guilherme Violato. Análise de Perdas Reais em um Setor do Sistema de Abastecimento de Água no Município de Capinzal – SC. 2008. 62 f. Monografia - Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. 2008.

GONÇALVES, Elton; ALVIM, Paulo Roberto Ambrósio. Pesquisa e Combate a Vazamentos Não Visíveis. Guias práticos: técnicas de operação em sistemas de Abastecimento de água. Volume 3. Brasília: SNSA, 2007. 87 p. ISBN 978-85-60133-59-8

PITHON, Barbara. Relatório Técnico – Solicitação de Outorga de Direito de Uso de Recurso Hídrico – Captação de Água Doce na União dos Córregos 1 e 2 da Bacia de Praia Brava. Rio de Janeiro, 2012. 6 p.

SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

TOLEDO, J. et al. Qualidade: Gestão e Métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

TSUTIYA, Milton Tomoyuko. Abastecimento de Água. 4. ed. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica da Escola Politécnica da Universidade, 2006. 643 p. ISBN 85-900823-6-9

Downloads

Publicado

10-04-2016

Como Citar

DE LIMA, Byanca Porto; DE MELLO, Sérgio Ricardo Bastos; DE SOUZA, Paloma Medeiros; LENCASTRE, Rafaela de Souza. Melhoria contínua aplicada ao Processo de Abastecimento de Água Potável. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 11, n. 30, p. 23–35, 2016. DOI: 10.47385/cadunifoa.v11.n30.309. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/309. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)