Naming: Uma metodologia para desenvolvimento do nome de um veículo de carga no Brasil

Autores

  • Luis Cláudio Belmonte dos Santos Centro Universitário de Volta Redonda
  • Danton Gravina Baeta Rodrigues Centro Universitário de Volta Redonda
  • Tarcísio Santana de Souza Lima Centro Universitário de Volta Redonda
  • Carla Fernandes Lima Centro Universitário de Volta Redonda
  • Matheus Moraes Amorim Pereira Centro Universitário de Volta Redonda
  • Pedro Lima de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda
  • Thiago Phillipe Catharino de Mello Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n20.31

Resumo

Este ensaio pretende abordar a metodologia de naming – processo de criação de nomes para produtos, marcas, serviços etc - desenvolvida para atender a um projeto experimental de um veículo inteligente de distribuição urbana (V.I.D.U.), fruto de uma parceria entre a MAN Latin America e o Curso de Graduação em Design do Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA. Tal projeto busca atender uma demanda oferecida como experiência para docentes e discentes desenvolverem um produto real de grande porte, assim como ampliar os horizontes de ambos acerca da prática de naming pertinente ao lançamento de novos produtos, marca, serviços no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Cláudio Belmonte dos Santos, Centro Universitário de Volta Redonda

Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - EBA/UFRJ (1983) e Mestrado em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ (2003). Atualmente é Editor da revista científica - Estudos em Design, e pesquisador convidado no LABCAD - Laboratório de Concepção e Análise do Design - EBA/UFRJ. Tem experiência na área de Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: design industrial, processos e gestão de fabricação de produtos, concepção e análise do design. Atua como professor universitário desde 1991,das instituições Faculdades integradas Silva e Souza, Centro universitário Carioca, Universidade Gama Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola Superior de Propaganda e Marketing e Centro Universitário Volta Redonda.

Danton Gravina Baeta Rodrigues, Centro Universitário de Volta Redonda

possui graduação pelo Centro Universitario de Volta Redonda (2011) . Atualmente é Designer da Globosat. Tem experiência na área de Desenho Industrial , com ênfase em Programacão Visual.

Tarcísio Santana de Souza Lima, Centro Universitário de Volta Redonda

Possui graduação pelo Centro Universitario de Volta Redonda (2011) . Atualmente é Designer em Belo Horizonte. Tem experiência na área de Desenho Industrial , com ênfase em Programacão Visual.

Carla Fernandes Lima, Centro Universitário de Volta Redonda

Possui graduação em design gráfico pelo Centro Universitário de Volta Redonda.

Matheus Moraes Amorim Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda

Possui graduação pelo Centro Universitario de Volta Redonda (2010) . Tem experiência na área de Desenho Industrial , com ênfase em Programacão Visual.

Pedro Lima de Oliveira, Centro Universitário de Volta Redonda

Possui graduação pelo Centro Universitario de Volta Redonda (2010) . Tem experiência na área de Desenho Industrial , com ênfase em Programacão Visual.

Thiago Phillipe Catharino de Mello, Centro Universitário de Volta Redonda

Possui graduação pelo Centro Universitario de Volta Redonda (2010) . Tem experiência na área de Desenho Industrial , com ênfase em Programacão Visual.

Referências

RODRIGUES, Delano. Naming: o nome da marca. Rio de Janeiro: 2AB, 2011.

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Downloads

Publicado

12/10/2012

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)