Análise dos investimentos sociais da Petrobrás - uma comparação dos anos 2013 e 2018

Autores

  • Riatla da Silva Oliveira UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • Ctiana Cunha UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • Úrsula Adriane Fraga Amorim Doutora pelo IUPERJ- Instituto Universitário de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n43.3108

Palavras-chave:

Contabilidade. Investimentos Sociais. Responsabilidade Social.

Resumo

A Contabilidade é uma Ciência Social aplicada que busca, através da sua função social, prestar informações sobre as relações das empresas com a sociedade na qual ela está inserida, em um mesmo contexto social. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi o de identificar o grau em investimentos sociais da Petrobrás em comparativo de intervalo de 5 anos. Para identificar o referido grau, foram utilizados os valores divulgados, pela empresa em investimento social sobre a Receita de Vendas Consolidada e o Lucro Antes do Imposto de Renda e Contribuição Social.  A pesquisa mostrou que não há auditoria das informações. Foram encontradas informações sobre investimentos sociais com a mensuração de tributos incluídos dentro destes valores (excluindo os encargos sociais), prejudicando a apuração do grau em investimentos sociais. A empresa faz investimentos socioambientais, não identificando os valores sociais e os ambientais e realiza também os investimentos ambientais, os investimentos ambientais não foram levados em consideração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Riatla da Silva Oliveira, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Pós Graduando em MBA - Gestão Financeira, Controladoria, Auditoria e Tributos no UniFOA  - Centro Universitário de Volta Redonda. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense - UFF.

Ctiana Cunha, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Pós Graduando em MBA - Gestão Financeira, Controladoria, Auditoria e Tributos no UniFOA  - Centro Universitário de Volta Redonda. Graduada em Ciências Contábeis pelo UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda.

Referências

BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Balanço Social e Outros Aspectos da Responsabilidade Social Corporativa. Relato Setorial Nº 2. Área de Desenvolvimento Social - AS/GESET. Rio de Janeiro: BNDES, 2000. Disponível em http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/relato/social02.pdf. Acesso em 01 de Julho 2019.

BMF Bovespa – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Disponível em http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/indices/indices-de-sustentabilidade/indice-de-sustentabilidade-empresarial-ise.htm. Acesso em 10 de Julho de 2019.

CUNHA, Jacqueline Venerosos Alves da. Demonstração contábil do valor adicionado – DVA – um instrumento de mensuração da distribuição da riqueza das empresas para os funcionários. Dissertação de mestrado - Faculdade de Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo: FEA/USP, 2002.

GUERREIRO, Reinaldo. Modelo conceitual de sistema de informação de gestão econômica: uma contribuição à teoria da comunicação da contabilidade - São Paulo, Tese de Doutoramento, FEA-USP, 1989.

Grupo de Instituições Fundações e Empresas – GIFE. Disponível em https://www.gife.org.br/investimento-social-privado/. Acesso em 01 de Maio 2019.

IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Disponível em https://www.idis.org.br/. Acesso em 01 de Maio 2019.

KREITLON, Maria Priscilla. A Ética nas Relações entre Empresas e Sociedade: Fundamentos Teóricos da Responsabilidade Social Empresarial. In: XXVIII ENANPAD, Curitiba, 2004.

KROETZ, Cesar Eduardo S. Contabilidade Social. Ijuí- RS: 1999.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato, Metodologia da Investigação Cientifica para ciências sociais aplicadas - 2º edição, Editora São Paulo: Atlas S.A. 2009.

Petrobras – Relação com Investidor. Demonstrações Financeiras da Petrobrás 2013 – Disponível em https://www.investidorpetrobras.com.br//ptb/8718/RA2013Portugues25fev2014.pdf Acesso em 01 de Maio 2019.

Petrobras – Relação com Investidor. Demonstrações Financeiras da Petrobrás 2018 – Disponível em https://www.investidorpetrobras.com.br//ptb/71/DFP_2018_interativo.pdf. Acesso em 01 de Maio 2019.

Petrobras – Relação com Investidor. Relatório de Sustentabilidade da Petrobrás 2013 – Disponível em https://www.investidorpetrobras.com.br/ptb/8717/relatoriodesustentabilidade2013portugues.pdf. Acesso em 01 de Maio 2019.

Petrobras – Relação com Investidor. Relatório de Sustentabilidade da Petrobrás 2018 – Disponível em https://www.investidorpetrobras.com.br/ptb/83/Sustentabilidade_2018.pdf. Acesso em 01 de Maio 2019.

SANTOS, Ariovaldo dos. Demonstração do Valor Adicionado: como elaborar e analisar a DVA. São Paulo: Atlas, 2003.

TACHIZAWA,Takeshy. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. São Paulo: Atlas, 2002.

TINOCO, João Eduardo Prudêncio. Balanço social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade pública das organizações. São Paulo: Atlas, 2006.

VERGARA, Sylvia Constant, Projetos e Relatórios de pesquisa em Administração, 9ª edição, Editora Atlas S.A.2007.

Downloads

Publicado

2020-09-24

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas