A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DO ALUNO DO CURSO DE DESIGN NO MERCADO INDUSTRIAL

Autores

  • Patrícia Soares Rocha Alves Design - UniFOA
  • Lizandro Augusto Zerbone Centro Universitário de Volta Redonda- UNIFOA
  • Otávio Augusto Guerra Siqueira Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA
  • Paula Monteiro Centro Universitário de Volta Redonda- UNIFOA
  • Natália Porto Centro Universitário de Volta Redonda- UNIFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n1%20esp.313

Palavras-chave:

mercado, indústria, design.

Resumo

Nos dias de hoje as indústrias estão em busca de profissionais qualificados e que realizem trabalhos inovadores para melhorar o desempenho e o crescimento de suas empresas. Os empresários do setor estão cada vez mais exigentes quanto às competências individuais.

Esta pesquisa  pretende mostrar,através da análise das visitas técnicas realizadas em algumas indústrias da região Sul Fluminense, a importância da inserção do  aluno de design no mercado industrial.

Por meio de pesquisa sobre o mercado industrial do Estado do Rio de Janeiro e do posicionamento do designer no mercado industrial, foi elaboradauma peça gráfica de divulgação relativa à importância desse tipo de profissional na indústria. E também um material audiovisual sobre os conceitos de design e designer.O estudo se propõe a mostrar aos empresários da região a importância do designer ser inserido desde cedo no mercado.

Para que os alunos do curso de Design absorvam experiências nos mecanismos das indústrias e apliquem o conhecimento aprendido em sala de aula é necessário a sua inserção no espaço industrial. Dessa forma os estudantes terão contato com o processo de produção e os materiais de confecção dos produtos.

A relevância entre o contato da indústria e a universidade resultará em ganhos para os empresários ao investirem em design. Os investimentos repercutirão em soluções de vários problemas das empresas e a capacitação de um futuro funcionário para atuar como gestor utilizando os processos de Design. Para o aluno de Design é fundamental o contato direto com os processos de produção interno das industrias de forma que ele possa conhecer e aplicar seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizandro Augusto Zerbone, Centro Universitário de Volta Redonda- UNIFOA

Curso de Direito

Otávio Augusto Guerra Siqueira, Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA

Curso de Design

Paula Monteiro, Centro Universitário de Volta Redonda- UNIFOA

Curso de Design

Natália Porto, Centro Universitário de Volta Redonda- UNIFOA

Curso de Design

Referências

ROSSATO, H. e FERNANDES, C.. Investigação do cenário industrial Sul Fluminense na busca por novas estratégias de prospecção dentro do Curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda. Rio de Janeiro, UniFOA. 2014.

BOAS, A. V. Produção gráfica para designers. Rio de Janeiro, 2AB. 2008. ISBN: 8586695378

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim de velhas ideias. Rio de Janeiro, Campus. 2010.

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design thinking. USA, AVA Academia, 2010.

AMBROSE, Gavin e HARRIS, Paul. Design Thinking. São Paulo: Bookman, 2011. ISBN: 9782940411177

Senado, Agência. " Agência notícias do Senado.", 2014. Disponível em: <http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2014/11/12/comissao-aprova-regulamentacao-da-profissao-de-designer>. Acesso em: 16 Novembro 2014.

Senado, Agência. "Infográfico de regulamentação das profissões.", 2014. Disponível em: <http://www.designbrasil.org.br/design-em-pauta/regulamentacao-da-profissao-de-designer-e-aprovada-senado/#.VIer49LF-Zk>. Acesso em: 20 Novembro 2014.

VIANNA, Maurício, VIANNA, Ysmar, ADLER, Isabel k, LUCENA, Brenda, RUSSO, Beatriz. Design Thinking: Inovação em negócios. Abril, 2012. Disponível em: <http://www.sebraedesign.com/wpcontent/uploads/2013/05/Design-Thinking-Inova%C3%A7%C3%A3o-em-Neg%C3%B3cios.pdf>.

Downloads

Publicado

10-01-2015

Como Citar

ALVES, Patrícia Soares Rocha; ZERBONE, Lizandro Augusto; GUERRA SIQUEIRA, Otávio Augusto; MONTEIRO, Paula; PORTO, Natália. A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DO ALUNO DO CURSO DE DESIGN NO MERCADO INDUSTRIAL. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 1 esp, p. 7–18, 2015. DOI: 10.47385/cadunifoa.v10.n1 esp.313. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/313. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Especial Design

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.