FOTOGRAFIA E DESIGN: UM DISCURSO ENTRE A ESTÉTICA DO IMAGÉTICO E A ESTRUTURA DA COMPOSICAO GRÁFICA.

Autores

  • Silvio Wander Machado Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA
  • Rodrigo Moreira Sá Centrio Universitário de Volta Redonda - UNIFOA
  • Franciele Silva Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n1%20esp.314

Palavras-chave:

Design, Fotografia, Estética.

Resumo

Está pesquisa tem como objetivo vericar a convergência entre a estética da fotografia e do design. tomando como fio condutor a análise de projetos de design aplicados em contextos artísticos relacionados.
Verificamos que a linha tênue que norteia a fotografia autoral e o design é muito frágil praticamente não existe, a convergência entre os métodos e recursos de composição que cada segmento trabalha se mistaram naturalmente.
A pesquisa se baseia na questão da fotografia e do design serem veículos de comunicação visual, ou seja, ambos seguem o mesmo processo de construção da mensagem, utilizando tácnicas  e regras visuais, independente de serem ou não trabalhos autorais como é o caso dos exemplos analisados em nossa pesquisa. Constatamos que, o processo se faz necessário para que a peça final tenha uma concepção visual e estética que transmita a mensagem de uma maneira clara, objetiva ou até mesmosubjetiva pois a ideia central do discurso imagético, tem seu ponto forte no sentimento do autor. Através dos objetivos de estudo, observamos também que a uma grande preocupação com a estética nas produções autorais.
Identificamos também que Fotógrafos e Designers tem uma função muito maior que promover uma embalagem decorativa ao seu publico alvo, oque fica como fator principal é a ideia, o conceito atribuido ao trabalho, possibilitando ao usuário fazer uma ligação do produto com novas experiências e vivências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Wander Machado, Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA

Design, fotografia

Rodrigo Moreira Sá, Centrio Universitário de Volta Redonda - UNIFOA

Design, Fotografia

Franciele Silva, Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA

Design, Fotografia

Referências

“O homem é capaz de produzir informações, transmiti-las e guardá-las. Tal capacidade humana é antinatural, já que a natureza como um todo é sistema que tende, conforme o segundo princípio da termodinâmica, a se desinformar. Há fenômenos, por certo, na natureza (sobretudo os organismos vivos) que são igualmente capazes de produzir informações e de transmiti-las e guardá-las. O homem não é o único epiciclo negativamente entrópico, na linha geral da natureza, rumo à entropia. Mas o homem parece ser o único fenômeno capaz de produzir informações com o propósito deliberado de se opor à entropia. Capaz de transmitir e guardar informações não apenas herdadas, mas adquiridas. Podemos chamar tal capacidade especificamente humana: espírito e seu resultado, cultura.” (FLUSSER, 2002, pag. 26)

Downloads

Publicado

10-01-2015

Como Citar

MACHADO, Silvio Wander; SÁ, Rodrigo Moreira; SILVA, Franciele. FOTOGRAFIA E DESIGN: UM DISCURSO ENTRE A ESTÉTICA DO IMAGÉTICO E A ESTRUTURA DA COMPOSICAO GRÁFICA. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 1 esp, p. 67–76, 2015. DOI: 10.47385/cadunifoa.v10.n1 esp.314. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/314. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Especial Design

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)