O PRODUTO INDUSTRIAL COMO UMA FORMA SIMBÓLICA

Autores

  • Ana Paula Zarur UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n1%20esp.315

Palavras-chave:

Design de Produto, Forma Simbólica, Produto Industrial

Resumo

O artigo procura conceituar o design a partir de uma abordagem que trata os produtos industriais como “formas simbólicas”, ou seja, como manifestações de uma linguagem e instrumentos mediadores pelos quais passa nossa compreensão do mundo. A expressão é adotada aqui aos moldes do sociólogo John B. Thompson, que a atualizou e utilizou em em seus estudos sobre a cultura e a relação entre a mídia, o poder e as instituições. De acordo com Thompson cinco aspectos caracterizam uma forma simbólica:  “o intencional”, “ o convencional”, “ o estrutural”, “ o referencial” e “o contextual”. O trabalho identifica e descreve como estes cinco aspectos se apresentam nos produtos industriais. O intuito é demonstrar como objetos de uso cotidiano podem representar idéias e crenças, expressar valores e, em circunstâncias específicas, servir para estabelecer e sustentar ideologias.

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Biografia do Autor

Ana Paula Zarur, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Bacharel em Desenho Industrial (1993) e Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Cursando o Doutorado em Design da ESDI-UERJ. Atualmente trabalha no Centro Universitário de Volta Redonda, onde é membro do NDE - núcleo docente estruturante, professora e coordenadora do TCC (trabalho de conclusão de curso) no Curso de Design.

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Publicado

10-01-2015

Como Citar

ZARUR, Ana Paula. O PRODUTO INDUSTRIAL COMO UMA FORMA SIMBÓLICA. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 1 esp, p. 77–87, 2015. DOI: 10.47385/cadunifoa.v10.n1 esp.315. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/315. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Especial Design

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