A interdisciplinaridade do design e a materialização da imagem mental

Autores

  • Darwin Rodrigues Mota UniFOA
  • Adriano José Sorbile de Souza UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n1%20esp.317

Palavras-chave:

multidisciplinaridade, design, imagem mental

Resumo

O produto de design em sua essência é o que podemos denominar como a materialização de idéias baseadas em conceitos multidisciplinares, é uma expressão que pode ter vários significados. Alguns autores determinam o design como o processo de criação de soluções de problemas. Podemos afirmar que o produto de design é a síntese da coleta de dados interdisciplinares sua seleção, tabulação para que ocorra o desenvolvimento de processos, levando em consideração aspectos de caráter técnicos, produtivos, econômicos, culturais, semióticos, ergonômicos, históricos, ou seja, abrange várias áreas do conhecimento. Essa atividade criativa expande e sintetiza a cultura de uma sociedade e o discurso de uma civilização que se instaura na relação semiótica entre a construção da linguagem dos produtos projetados e os processos de significação. É, no entanto, o design, em forma de produtos, um meio pelo qual uma idéia se transfere e estabiliza-se em algum objeto manipulável, palpável, físico, ou seja, o que antes era pensamento se torna algo físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darwin Rodrigues Mota, UniFOA

Bacharel em Desenho Industrial pelas Faculdades Integradas Teresa D'Avila (2003), especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília (2008) e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atua como professor universitário na região do Vale do Paraíba e Sul Fluminense, nos cursos de Design e Comunicação Social.

Adriano José Sorbile de Souza, UniFOA

Mestre em Engenharia Biomedica pela UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba São José dos Campos - SP. Especialista em Informática em Educação pela UFLA - Universidade Federal de Lavras Lavras MG. Especialista Administração em Gestão Financeira pela FATEA, Faculdades Integradas Teresa D Avila Lorena SP. Formado em Desenho Industrial pela USC - FATEA, Faculdades Integradas Teresa D Avila Lorena SP, com o curso de complementação profissional.

Referências

BURDEK, Bernhard B., História, Teoria e Prática do Design de Produtos. Ed. Edigard Blucher, 2005

BAXTER, Mike, Projeto de produto, Guia prático para o design de novos produtos, Ed. Edigard Blucher, 1998

PREECER, Jennifer. Design de Interação. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SATAELLA, NORTH, Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.

NASCIMENTO, L. C. P. . A multidisciplinaridade imprescindível e a multidisciplinaridade disfuncional na prática e no ensino do design. Actas de Diseño, v. 13, p. 117-124, 2012.

Holanda, Aurélio Buarque, Míni Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - 8ª Ed. 2010 - Nova Ortografia

Downloads

Publicado

10-01-2015

Como Citar

MOTA, Darwin Rodrigues; SOUZA, Adriano José Sorbile de. A interdisciplinaridade do design e a materialização da imagem mental. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 1 esp, p. 19–23, 2015. DOI: 10.47385/cadunifoa.v10.n1 esp.317. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/317. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Especial Design

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)