Padronização da distribuição e roteirização de leite em uma empresa do Sul Fluminense

Autores

  • Leonidas Magno de Morais Docente do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n1%20esp.321

Palavras-chave:

distribuição, padronização, roteirização, rotas, clientes

Resumo

 

Com a globalização os clientes tem se tornado mais exigentes no que diz respeito a qualidade do produto, prazos e expectativas, tornando a competitividade maior e obrigando os empreendedores a customizarem seus processos na busca de um diferencial. As empresas de transporte têm a incubência de dar maior confiabilidade, flexlibilidade e velocidade aos clientes. A melhoria nos processos envolvidos na distribuição devem ser planejados e aliados a roteirização.

O objetivo deste estudo de caso é diminuir o tempo do processo de pedido e distribuição de leite nas cidades de Volta Redonda, Resende, Pinheiral e Porto Real,através do sistema de padronização. A padronização se faz presente em todo processo de desenvolvimento e implementação das normas e técnicas num sistema produtivo com o objetivo de auxiliar no ganho máximo da produção, segurança e qualidade de um processo, produto ou serviço prestado.

A distribuição pode ser relacionada a cargas fracionadas, sendo entregas em mais de um destinatário, aproveitando-se aa viagem e os custos envolvidos. A padronização da distribuição diminui as variáveis do processo e permite maior controle sobre rotas, quantidade transportada, custo logístico, e etc.

A padronização e roteirização da distribuição contou com um total de 13 rotas préviamente estudadas e encaixadas através do Método de Varredura. Cada rota tras informações como: distância percorrida, tempo total gasto, quantidade de leite distribuida em cada ponto da rota e um total da mesma e quantidade de combustível gasto na viagem.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonidas Magno de Morais, Docente do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Especial Engenharia de Produção

Referências

BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suplementos: Planejamento, Organização e Logística Empresarial: trad. Elias Pereira. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BOTELHO, L. G. Um Método para o Planejamento Operacional da Distribuição: Aplicação para casos com Abastecimento de Granéis Líquidos. 2003. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Logística Empresarial, PUC, Rio de Janeiro.

CUNHA, C. B. Uma Contribuição para o Problema de Roteirização de Veículos Com Restrições Operacionais. 1997. Tese (Doutorado) – Escola de Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Transportes, São Paulo.

DIAS, F.T. (2003) – Proposta de uma metodologia baseada em indicadores de desempenho para avaliação de princípios relativos à Produção Enxuta. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos.

LAS CASAS, Alexandre L. Marketing - Conceitos, exercícios, casos. 7ºEdição. São Paulo: Editora Atlas. 2005.

NOVAES, Antônio G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro. 2001.

UNGAN, M. C. Standardization through process documentation. Business Process Management Journal. 2006.

FERRO, José Roberto. O mito da padronização do trabalho em ambientes administrativos resiste. Lean Institute Brasil, 2012. Disponível em:< http://www.lean.org.br/leanmail/120/o-mito-da-padronizacao-do-trabalh.aspx> Acesso em: 10 fev. 2015.

MONTEX, Júlio. Consultoria. Júlio Montex, 2012. Disponível em: <http://juliomontex.com.br/sobre/consultoria/> Acesso em: 23 fev. 2015.

Os cinco modais de transporte. Disponível em: <http://logisticaparatodos-com-b.webnode.com.br/saiba-mais/os-05-cinco-modais-de-transporte-/> Acesso em: 28 abr. 2015.

Downloads

Publicado

10-08-2015

Como Citar

MORAIS, Leonidas Magno de. Padronização da distribuição e roteirização de leite em uma empresa do Sul Fluminense. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 1 esp, p. 63–75, 2015. DOI: 10.47385/cadunifoa.v10.n1 esp.321. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/321. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Especial Engenharia de Produção

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)