Algoritmo genético aplicado ao problema de roteamento de veículos: problema do caixeiro viajante no setor varejista

Autores

  • Wellington Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Matheus Sales Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alessandro Roberto Rocha Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n43.3273

Palavras-chave:

Cadeia de suprimentos. Localização de facilidades. Heurística. Gestão adaptativa da diversidade populacional. Solução ideal.

Resumo

Problemas de otimização têm como foco principal encontrar uma solução viável entre alternativas possíveis. O Traveling Salesman Problem (TSP) pertence a esta classe de problemas. No entanto, devido a existência de uma variada pluraridade de dimensões e variáveis, as quais compõe o TSP, não é possível encontrar sua solução viável em um tempo polinomial definido. E, é por isso, que é considerado um dos problemas difíceis de NP-hard. Por esses motivos, apresentamos proposta de um Genetic Algorithm (GA) híbrido para resolução do Traveling Salesman Problem (TSP), no qual o operador de crossover é empregado em uma aplicação local. Esta aplicação obteve soluções adequadas para um ambiente urbano, com um tempo computacional aceitável para o TSP, integrando o GA e as condições ambientais locais. Os resultados experimentais ilustram que a proposta apresentada além de atender as condicionantes locais da unidade de pesquisa, também, pode ser utilizada em outras situações, sendo parametrizável e adaptável a outros algoritmos genéticos, fornecendo com isso, precisão e eficiência satisfatória no processamento real da otimização.

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Biografia do Autor

Wellington Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Engenharias e Tecnologia

Matheus Sales Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Engenharias e Tecnologia

Alessandro Roberto Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Póis-Graduação em Gestão Pública - Mestrado em Gestão Pública

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Publicado

2020-09-24

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias