Análise e avaliação de um secador de fluxo concorrente com carga, revolvimento e descarga pneumático
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n22.33Palavras-chave:
Secagem mecânica, transporte pneumático, fluxo concorrenteResumo
O presente trabalho teve por objetivo projetar, construir e avaliar um secador de fluxos concorrentes com carga, revolvimento e descarga pneumáticos, compatível com a produção e a capacidade de investimento da pequena produção para a secagem de café pergaminho. O experimento foi realizado no Setor de Pré-processante e Armazenamento de Produtos Vegetais (DEA/UFV). Foram realizados quatro testes, sendo três com o secador operando com carga máxima e um com carga reduzida. Para análise do sistema de secagem foi utilizada a metodologia proposta por Bakker-Arkema et al.(1978) com os padrões propostos por Silva et al. (2000). Com os dados obtidos, o secador desenvolvido mostrou-se eficiente energeticamente, apresentando baixo consumo específico de energia; fácil de ser operando durante o carregamento, secagem e descarga, exigindo pouca manutenção e mão-de-obra; e funciona com quantidade de café disponível.
Downloads
Referências
BAKKER-ARKEMA, F. W.; LEREW, L. E.; BROOK, R.C.; BROOKER, D.B. Energy and capacity performance avaluation of grain dryer. Transactions of the ASAE, St. Joseph, 1978. 13 p.
BRASIL, Ministério da agricultura e da Reforma Agrária. Regras para análise de sementes (RSA). Brasília, 1992. 365 p.
CAILLE, R. E. Aparelhos elétricos: potências, demandas consumos, produções. São Paulo: CESP. 1980. 64p.
LACERDA FILHO, A.F.; MELO, E. C. Tecnologias de Produção de Café com Qualidade. Viçosa, Laércio Zambolil, p.527-564, 2001.
MACHADO, M. C.; SAMPAIO, C. P., SILVA, J. S. Avaliação técnico-econômica do processamento de café: secagem completa em terreiros. In: SIMPÓSIO DE PESQUISAS DOS CAFÉS DO BRASIL E WORKSHOP INTERNACIONAL DE CAFÉ & SAÚDE, (3.:2003, Porto Seguro). Anais.... Brasília, DF: Embrapa Café, 2003b. (447 p.).
OSÓRIO, A G. S. Projeto e construção de um secador intermitente de fluxos .; Iconcorrentes e sua avaliação na secagem de café. Viçosa, MG: UFV, 1982. 57p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, 1982.).
PINTO FILHO, G.L. Desenvolvimento de um secador de fluxos cruzados com reversão do fluxo de ar de resfriamento, para a secagem de café (Coffea arábica L.). Viçosa, MG: UFV, 1993. 72p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Viçosa, 1994.
SAMPAIO, C. P. Desenvolvimento de um secador com reversão do fluxo de ar com sistema de movimentação pneumática de grãos. Viçosa: UFV, 2004, 97p. Dissertação (Doutorado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Viçosa, 2004.
SILVA, J. S.; LUCENA, E. M. P. Estrutura, composição e propriedades dos grãos. In: Pré-Processamento de produtos agrícolas. Editado por Juarez de Sousa e Silva- Juiz de Fora, MG. Instituto Maria, 2000. 21-37p.
SILVA, J.S.; NOGUEIRA, R.M.; ROBERTO, C.D. Tecnologia de secagem e armazenagem para a agricultura familiar. Viçosa – MG. 2005. 138p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.