A supervisão escolar e as contribuições para uma cultura de gestão democrática nas escolas municipais de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n44.3334

Palavras-chave:

Supervisão escolar. Gestão democrática. Educação básica. São Paulo.

Resumo

Esta investigação pretende evidenciar o papel e as contribuições da supervisão escolar como elemento articulador da cultura democrática nas escolas municipais da rede pública de São Paulo, procurando romper com o caráter fiscalizador atribuído historicamente ao supervisor, em direção à uma nova concepção de atuação baseada no acompanhamento, articulação e fortalecimento das ações contidas no Projeto Político-Pedagógico das instituições educativas. Baseada em pesquisas documentais e suportada pela literatura especializada, a pesquisa aponta, sobretudo, para as melhorias na qualidade da educação na medida em que se descentraliza o poder e se fortalece o diálogo e participação conjunta da comunidade, na busca de soluções e na responsabilização pelo processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Alkimim Fausto da Silva, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Especialista em Gestão da Educação Pública. Atua na coordenação pedagógica da SME.

Paulo Roberto Prado Constantino, Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS

Doutor em Educação. Atua na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS.

Referências

ALARCÃO, I; TAVARES, J. Supervisão da prática pedagógica: uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. 2 ed. Coimbra: Almedina, 2013.

ALESP. Lei 16.279, de 08 de julho de 2016. Plano Estadual de Educação de S. Paulo e dá outras providências. 8 de julho de 2016. Disponível em: <https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2016/lei-16279-08.07.2016.html>. Acesso em: 22 mar. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> Acesso em: 22 mar. 2020.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 22 mar. 2020.

______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília, 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 22 mar. 2020.

LÜCK, H. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2008.

______. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

______. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. Petrópolis: Vozes, 2011.

MEC. Fórum Nacional de Educação: textos para subsidiar agenda temática. MEC: Brasília, 2011.

PARO, V. H. A gestão democrática da escola pública. 4ª Ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2017.

SÁ SILVA, J. R. et. al. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. v.1, n.1, p.01-15, jul. 2009. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/download/10351/pdf>. Acesso em: 02 abr. 2020.

SÃO PAULO. (CME). Indicação CME Nº 01/2000, aprovada em 05/10/2000. Ação supervisora e o papel do Supervisor Escolar. São Paulo: CME, 2000. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/indicacao_01_00_1251403850.doc>. Acesso em: 12 abr. 2020.

SÃO PAULO. (Município). Programa Mais Educação São Paulo. Subsídios 5: A Supervisão Escolar na Rede Municipal de Ensino de São Paulo - a gestão educacional em uma perspectiva sistêmica. São Paulo: SME/DOT, 2015.

VIEIRA, A. S. A ambivalência presente na ação supervisora e no papel do supervisor escolar no ensino municipal da cidade de São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação). 182 fls. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC, São Paulo, 2008.

VIEIRA, F. Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 197-217, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a10.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2020.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

SILVA, Flavia Alkimim Fausto da; CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado. A supervisão escolar e as contribuições para uma cultura de gestão democrática nas escolas municipais de São Paulo. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 44, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n44.3334. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3334. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.