Estado do conhecimento: interculturalidade crítica na América Latina

Autores

  • Sabrina Schade Garcia de Assis Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Maria Geralda Oliver Rosa

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n45.3398

Palavras-chave:

Pedagogia Decolonial. Interculturalidade Crítica. América Latina.

Resumo

O artigo apresenta o estado do conhecimento sobre a temática “pedagogia decolonial”, publicada no recorte temporal de 2009-2019 pelos mecanismos da plataforma SciELO. Objetiva-se com este levantamento mapear as publicações sobre essa temática na América Latina como forma de identificar as recorrências de tendências investigativas nesse cenário. A metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo “estado do conhecimento” que tem como finalidade levantar dados sobre o conhecimento produzido a respeito do tema, por meio do mapeamento das obras já publicadas. Durante o percurso, identificou-se nove produções distribuídas da seguinte forma: quatro no Brasil, três no México, uma em Porto Rico e outra no Chile. Compreende-se, nessa análise, a possibilidade de atuação contra a agenda hegemônica, tendo em vista um contraprojeto que se edifica a partir da contestação da realidade concreta, que desde a Modernidade vem estruturando, instituindo e aprimorando um formato cada vez mais racista-colonial-patriarcal de sociedade. Os resultados refletem poucas publicações na plataforma SciELO, além de um longo espaço entre as publicações e nenhum estudo com ênfase sobre a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARGUELLO, Andrés Parra. Pedagogía mixe: contribuciones para una filosofía (decolonial) de la educación desde las Américas. Estudios Pedagógicos, [online], v. 42, n. 3, p. 429-447, 2016.

ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BICUDO, M. A. V.. Pesquisa qualitativa e Pesquisa Quantitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (orgs.), Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, p. 101-114. 2010.

BUSTOS, Tania Pérez. Aportes feministas a la Educación popular: entradas para repensar pedagógicamente la popularización de la ciencia y la tecnologia. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 243-260, 2010.

ESPÍN, Arantzazu Giner. MORENO, Antonio Saldívar. CRUZ, José María Duarte. KECK, Charles. Re-pensando la colonialidad y decolonialidad en el espacio de la educación no formal desde la interculturalidad crítica en San Cristóbal de Las Casas, Chiapas. Sinéctica, [online], n. 50, p. 1-23, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 15 set. 2019.

LEITE, Lúcia Helena Alvarez; RAMALHO, Bárbara Bruna Moreira and CARVALHO, Paulo Felipe Lopes De. A Educação como Prática de Liberdade: uma perspectiva decolonial sobre a escola. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, e214079, p. 1-21, 2019.

MARÍN, Pilar Cuevas. Memoria Colectiva. Hacia un proyecto decolonial. In: WALSH, C. Pedagogías Decoloniales. Práticas Insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Serie Pensamento Decolonial. Quito, Equador: Editora Abya-Yala, 2017, p. 69-103.

MEDRANO, Luz María Moreno; GUILLÉ, Gustavo Corral. Metodologías inductivas interculturales para una pedagogía decolonial. Sinéctica, [online], n. 52, p. 1-20, 2019.

MOTA NETO, J. C. da; STRECK, D. R. Fontes da educação popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonial. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 78, p. 207-223, 2019.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, 2010.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (Org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. QUIJANO, Anibal.

QUIROS. Valeria Sancho. Aún quedan posiciones por defender: Un recuento del camino recorrido por el proyecto Alfabetización Crítica. Rev. Actual. Investig. Educ., [online], v. 19, n. 1, p. 850-864. 2019.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006.

URIBE, Verónica Moreno. DIETZ, Gunther. Pedagogías constructoras de paces en clave decolonial. Sinéctica, [online], n. 52, p. 1-16, 2019.

WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales. Práticas Insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Quito, Equador: Editora Abya-Yala, 2017.

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

DE ASSIS, Sabrina Schade Garcia; ROSA, Maria Geralda Oliver. Estado do conhecimento: interculturalidade crítica na América Latina. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 16, n. 45, 2021. DOI: 10.47385/cadunifoa.v16.n45.3398. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3398. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.