Avaliação energética de um sistema de secagem combinada para café cereja descascado

Autores

  • Fernanda Augusta de Oliveira Melo Centro Universitário de Volta Redonda_UNIFOA
  • Silva Juarez Sousa Universidade Federal de Viçosa-MG
  • Lopes Roberto Precci Universidade Federal de VIçosa

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n23.34

Resumo

A secagem combinada consiste na utilização de um secador em alta temperatura, para reduzir o teor de água dos grãos até 16-18% b.u., associado a um sistema de secagem com ar em temperatura próxima à temperatura ambiente, até os grãos atingirem a teor de água ideal para o armazenamento ou comercialização. O presente trabalho teve por objetivo estudar a viabilidade deste sistema, tendo como referência a secagem convencional em alta temperatura, avaliando parâmetros relativos aos grãos, ao ar de secagem e ambiente, ao consumo de energia e a qualidade final do café. Foi utilizado um secador pneumático de fluxo concorrente desenvolvido para este tipo de secagem. A secagem com ar natural transcorreu em um silo do tipo secador-armazenador. Foram realizados três testes para coleta de dados e cálculos dos parâmetros energéticos. Os resultados obtidos comprovam ser viável a utilização da secagem combinada para o café cereja descascado, proporcionando melhor eficiência energética, aumentando a capacidade de secagem e permitindo a redução dos custos operacionais do processo de secagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Augusta de Oliveira Melo, Centro Universitário de Volta Redonda_UNIFOA

Discente dos Cursos Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis do UNIFOA

Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (Conceito CAPES 5)

Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (COnceito CAPES 5)

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Silva Juarez Sousa, Universidade Federal de Viçosa-MG

Professor do Curso de Engenharia Agrícola da UFV, PhD pela Michigan State University, USA

Lopes Roberto Precci, Universidade Federal de VIçosa

Professor do Curso de Engenharia Agrícola da UFV, D. S. Engenharia Agrícola pela UFV

Referências

BAKKER-ARKEMA, F. W.; LEREW, L. E.; BROOK, R.C.; BROOKER, D.B. Energy and capacity performance evaluation of grain dryer. Transactions of the ASAE, St. Joseph, 1978. 13 p.

BAKKER-ARKEMA, F.W. Selected aspects of crop processing and storage: a review. Journal of Agricultural Engineering Research, v.30, n.1, p.1-22, July, 1984.

DALPASQUALE, V.A. Secagem de grãos com ar natural: uma opção pouco utilizada no Brasil. Jornal da Armazenagem, n.5, v.18. p. 5-6, 1983.

FREIRE, A.T. Projeto e avaliação de um sistema de secagem combinado de café (coffea arabica L.) despolpado. Viçosa-MG: UFV, 1998, 98p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Viçosa, 1998.

LACERDA FILHO, A.F.; MELO, E. C. Tecnologias de Produção de Café com Qualidade. Viçosa, Laércio Zambolim, p.527-564, 2001.

LACERDA FILHO, A.F.; SILVA, J. S. Secagem de café em combinação. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, p.671-678, 2006.

LOPES, R.P.; Desenvolvimento de um sistema gerador de calor com opção para aquecimento direto e indireto de ar. Viçosa – MG: UFV, 2002, l 220p.: il. Dissertação (Doutorado) – Universidade Federal de Viçosa, 2001.

OSÓRIO, A G. S. Projeto e construção de um secador intermitente de fluxos concorrentes e sua avaliação na secagem de café. Viçosa, MG: UFV, 1982. 57p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, 1982.).

SAMPAIO, C. P. Desenvolvimento de um secador com reversão do fluxo de ar com sistema de movimentação pneumática de grãos. Viçosa: UFV, 2004, 97p. Dissertação (Doutorado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Viçosa, 2004.

SILVA, J. S.; LUCENA, E. M. P. Estrutura, composição e propriedades dos grãos. In: Pré-Processamento de produtos agrícolas. Editado por Juarez de Sousa e Silva- Juiz de Fora, MG. Instituto Maria, 2000. 21-37p.

SILVA, J.S.; NOGUEIRA, R.M.; MAGALHÃES, E.A. Secagem em silos – Uma opção para o café. Viçosa – MG: UFV/DEA, 2008. 31p.

SILVA, J.S.; NOGUEIRA, R.M.; ROBERTO, C.D. Tecnologia de secagem e armazenagem para a agricultura familiar. Viçosa – MG. 2005. 138p.

Downloads

Publicado

10-12-2013

Como Citar

MELO, Fernanda Augusta de Oliveira; SOUSA, Silva Juarez; PRECCI, Lopes Roberto. Avaliação energética de um sistema de secagem combinada para café cereja descascado. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 8, n. 23, p. 15–23, 2013. DOI: 10.47385/cadunifoa.v8.n23.34. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/34. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)