Crime e castigo: breves notas sobre presídios brasileiros e penas alternativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n45.3434

Palavras-chave:

Legislação. Políticas Públicas. Ressocialização. Educação.

Resumo

Os presídios brasileiros são lugares de depósitos de seres humanos, históricos e duplamente marginalizados pela sociedade. O desprezo aos internos do sistema carcerário brasileiro e o preconceito aos egressos desse sistema dificultam o processo de ressocialização e entrada ou retorno ao mundo do trabalho e da dignidade. O presente manuscrito objetiva lançar uma luz sobre as propostas de alternativas às penas de prisão, ao tempo que indica possibilidades de mudanças paradigmáticas em relação aos encarcerados. A metodologia é baseada na revisão bibliográfica e análise documental, tendo como suporte a Legislação Prisional atualizada, observando as normas e os decretos que versam sobre a aplicação de penas alternativas e o sistema educacional dentro dos presídios. Nas conclusões, os autores apontam para a formação de uma consciência humanizada sobre a mercantilização das vidas encarceradas, em relação direta com o processo de educação para a vida, dentro e fora dos presídios brasileiros.

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Biografia do Autor

Roberto Remígio Florêncio, Universidade Federal da Bahia - UFBA e IF Sertão Pernambucano

Doutorando em Educação - UFBA; Mestre em Educação e Cultura - UNEB; Pedagogo (UNEB), Geógrafo (UNICESUMAR) e Licenciado em Letras, pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Enio Silva da Costa, Universidade de Pernambuco (UPE); Polícia Militar da Bahia

Doutorando em Ecologia Humana (UNEB); Mestre em Crítica social (UNEB); Pedagogo (UNEB); Professor curso de Especialização (FACESP); Polícia Militar da Bahia.

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Publicado

13-04-2021

Como Citar

FLORÊNCIO, Roberto Remígio; COSTA, Enio Silva da. Crime e castigo: breves notas sobre presídios brasileiros e penas alternativas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 16, n. 45, 2021. DOI: 10.47385/cadunifoa.v16.n45.3434. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3434. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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