O uso de computadores de baixo custo para aplicação da metodologia de cenário de simulação em laboratório de voo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n43.3471

Palavras-chave:

Cenário de Simulação. Prática Inovadora de Aprendizagem. Currículo Baseado em Competências

Resumo

Este trabalho trata da aplicação do cenário de simulação como metodologia ativa de aprendizagem nas disciplinas que compõem o currículo do Curso Superior de Tecnologia de Pilotagem Profissional de Aeronaves. A pesquisa surge de dois questionamentos dentro da educação superior: o uso das metodologias ativas e o currículo baseado em competências. A pesquisa envolve, basicamente, o uso do computador de baixo custo em laboratório de voo onde se criam situações reais em um ambiente virtual para aplicar a teoria. Essa prática inovadora de aprendizagem baseada em cenário de simulação em laboratório de voo, integrado a outras estratégias didáticas, motiva o discente e gera nele o sentido de responsabilidade sobre o seu aprendizado. Além da revisão bibliográfica sobre a metodologia no desenvolvimento das competências do aluno de pilotagem de aeronaves, essa pesquisa apresenta os dados coletados sobre a evolução do uso pelos docentes do laboratório de voo desde a sua criação, assim como sobre a aplicação da metodologia e a percepção dos discentes do CSTPPA quanto ao seu aprendizado. O próximo passo é mensurar a qualidade do desenvolvimento das competências no aprendizado dos discentes, e as diferenças na aplicação da metodologia por disciplina.

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Biografia do Autor

Margareth Hasse, Universidade Tuiuti do Paraná

Psicóloga com atuação na aviação, Mestre em Comunicação e LInguagens e Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora do Curso Superior de Tecnologia em Pilotagens Profissional de Aerovanes da Universidade Tuiuti do Paraná. Membro do Núcleo de Apoio Docente e da Internacionalizaçao da UTP

Maurício Lorenzini Coelho, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestre em Aeronáutica pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (1992). Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores pela Academia da Força Aérea (1981). Tem experiência na área de Aeronáutica, Segurança de Voo, Administração com ênfase em Gestão Educacional e Treinamento Aeronáutico. Professor do Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves e Coordenador da Pós-graduação em Safety na Aviação da Universidade Tuiuti do Paraná.

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Publicado

2020-09-24

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias