O fotojornalismo entre profissionais e amadores: algumas leituras

Autores

  • Luiz Antonio Feliciano Centro Universitário de Volta Redonda; Faculdades Integradas Teresa D'Ávila
  • Aline da Fonseca Pinna Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v11.n30.351

Palavras-chave:

Fotojornalismo, subjetividades, câmeras digitais, novas tecnologias, cotidiano

Resumo

Este artigo trata das contribuições do fotojornalismo para a sociedade desde o aparecimento das câmeras fotográficas até os dias atuais. Fala também do surgimento das câmeras digitais a partir dos avanços tecnológicos e de sua importância na integração da fotografia na vida cotidiana, com a possibilidade de capturar imagens instantaneamente, dando liberdade aos usuários de alterarem a realidade fotografada. Por fim, o artigo relata a postura do fotojornalista diante das modificações das câmeras obtidas pela modernidade tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Feliciano, Centro Universitário de Volta Redonda; Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Fotógrafo profissional desde 1994, graduado em Publicitário e Propaganda e Professor Universitário desde 2003. Doutorando em Educação pela FE-Unicamp, com Mestrado em Multimeios pelo IA-Unicamp

Aline da Fonseca Pinna, Centro Universitário de Volta Redonda

Graduanda do 8º período do cursso de Jornalismo, do UniFOA

Referências

BAPTISTA, Eugênio Sávio Lessa. Fotojornalismo digital no Brasil: a imagem na imprensa da era pós-fotográfica. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. São Paulo: Ed. Nova Fronteira, 1984.

BARTHES, Roland. “A mensagem fotográfica”. In: O obvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 1984.

FELZ, Jorge Carlos. “Fotojornalismo na web: atuação de alguns conceitos e usos a partir da análise das imagens fotojornalísticas disponíveis no UOL Notícias”. In: Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo: UMESP, nov. 2008.

FONTCUBERTA, Joan. El beso de Judas: Fotografía y verdade. 4ª ed. Barcelona: Editorial Gustavo Gili SA, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed., São Paulo: Atlas, 2008.

JORNAL O GLOBO. Edições de maio de 2014.

OLIVEIRA, Erivam Morais de. “O resgate da ética no fotojornalismo: a banalização das imagens nos meios de comunicação”. In: Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. Viçosa-MG: 2010.

PARENTE, André. “Cinema em trânsito: do dispositivo do cinema ao cinema do dispositivo”. In: PENAFRIA, Manuela; MARTINS, Índia Mara (Org.). Estéticas do digital: Cinema e Tecnologia. Covilhã-PT: Livros LabCom, 2007.

PERSICHETTI, Simonetta. “A encruzilhada do fotojornalismo”. In: Discursos fotográficos. Londrina: 2006, v.2., n.2, p.179-190.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 1998, 320 p.

Downloads

Publicado

04/10/2016

Como Citar

FELICIANO, L. A.; PINNA, A. da F. O fotojornalismo entre profissionais e amadores: algumas leituras. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 11, n. 30, p. 5767, 2016. DOI: 10.47385/cadunifoa.v11.n30.351. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/351. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas