A participação do público no telejornalismo local: análise de conteúdo do quadro “Vc no MG”

Autores

  • Aline da Fonseca Pinna

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n46.3630

Palavras-chave:

Jornalismo participativo. MG1. Telejornalismo. Vc no MG.

Resumo

O trabalho busca analisar o quadro “VC no MG”, que é transmitido na 1ª Edição do MG1, da TV Integração, afiliada da Rede Globo. O programa utiliza esse quadro para inserir a participação dos telespectadores na grade da programação. Para isso, a produção do telejornal usa recursos, como aplicativos e redes sociais, para obter informações sobre assuntos da região, em que a emissora abrange. Ainda, se estabelece como estratégia do canal e, também, como novas possibilidades de participação para o público. O projeto tem como objetivos apresentar o jornalismo participativo no “VC no MG”, verificar como os conteúdos são aproveitados pela equipe do telejornal e como o telespectador é inserido nas edições. Para isso, vamos analisar três edições, do mês de abril de 2018, para mostrar a narrativa jornalística e as suas estratégias para conduzir o programa e, assim, informar o espectador. A metodologia utilizada é baseada nas categorias propostas por Bardin (2009) sobre distintas etapas de Análise de Conteúdo e, como resultado, obtivemos uma considerável interatividade do canal com o telespectador, gerando uma maior proximidade entre eles, sendo esta uma das consequências da convergência das mídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. (online). 2013, vol. 6, n. 2, pp. 179-191.

CAMPONEZ, Carlos. Jornalismo de Proximidade. Coimbra: Minerva, 2002.

CIRNE, Lívia. Do papel ao computador: uma proposta de categorização dos efeitos de visualidades no telejornalismo. In: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Santa Cruz do Sul, 2014.

CONTATO, Ana Carolina Felipe. O percurso da televisão e dos telejornais no Brasil: um mapeamento histórico. In.: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Campo Grande, 2015.

CROCOMO, Fernando Antônio; CAVENAGHI, Beatriz; FRAZÃO, Samira Moratti. Estratégias de interatividade na produção telejornalística: o caso do Correspondente JA. In: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Brasília, 2013.

EMERIM, Cárlida; BRASIL, Antonio. Hipersegmentação: pensando o conceito de telejornal na convergência. In: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Brasília, 2013.

FINGER, Cristine; SOUZA, Fábio Canatta de. Um novo modo de ver TV. In: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Curitiba, 2012.

JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Editora ALEPH, 2015.

LIMA, Luisa Abreu e. Telejornal, texto e hipertexto: Pensando o noticiário em tempos de transição. In: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Santa Cruz do Sul, 2014.

MATTOS, Sérgio. O resgate da memória e a construção da história da televisão no Brasil. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Porto Alegre (Rio Grande do Sul), 2004.

MOTA, Célia Maria Ladeira. A construção simbólica da identidade nas ruas e na TV. p. 45-63 In: PORCELLO, Flávio; VIZEU, Alfredo; COUTINHO, Iluska (Organizadores). #telejornalismo: nas ruas e nas telas. ColeçãoJornalismo Audiovisual. v. 2. Florianópolis: Insular, 2013.

MUSSE, Christina Ferraz; THOMÉ, Cláudia de Albuquerque. Repórteres de telejornal: o perfil ditado pela Rede Globo em 50 anos de televisão. In: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Campo Grande, 2015.

MUSSE, Christina Ferraz; THOMÉ, Cláudia de Albuquerque. Um milhão de amigos no RJTV: o telespectador como produtor de conteúdo pelos aplicativos WhatsApp e Viber. vol. 20, nº 33. Porto Alegre: Sessões do Imaginário, 2015.

NILO, Adriana Tigre Lacerda. A contribuição das teorias críticas do “Laço Social” à “Tripla função da televisão” de Dominique Wolton para os estudos da mídia televisiva na Europa e no Brasil. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Curitiba, 2009.

PICCININ, Fabiana. Telejornal em circulação: das chegadas e partidas das mídias e suas audiências. In: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Palhoça, 2016.

PICCININ, Fabiana; SOSTER, Demétrio de Azeredo. Da anatomia do telejornal midiatizado: metamorfoses e narrativas múltiplas. Brazilian Journalism Research, vol. 8, n. 2, p. 118-134. SBPJor, 2012.

PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Belo Horizonte, 2003.

SCHLAUCHER, Bárbara Garrido de Paiva. Telejornalismo, identidade e juventude: uma reflexão no contexto do atual cenário de convergência midiática. In: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Curitiba, 2012.

SILVA, Pryscila; EMÉRITO, Matheus. As características transmídia e crossmídia do programa “Jogando em Casa” durante a primeira semana da Copa das Confederações. Revista Iniciacom, Vol. 6, nº 1. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo, 2014.

TV INTEGRAÇÃO. Morador do bairro Jardim Santa Isabel denuncia terreno abandonado em Juiz de Fora. Juiz de Fora: TV Integração. Disponível em: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/mgtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/morador-do-bairro-jardim-santa-isabel-denuncia-terreno-abandonado-em-juiz-defora/6635004/. Acesso em: 14 jul. 2018.

TV INTEGRAÇÃO. Moradores reclamam de situação precária de ponte em Barbacena. Juiz de Fora: TV Integração. Disponível em: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/mgtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/moradores-reclamam-de-situacao-precaria-de-ponte-em-barbacena/6691794/. Acesso em: 14 jul. 2018.

TV INTEGRAÇÃO. Moradores reclamam sobre buracos em rua do bairro Parque das Águas em Juiz de Fora. Juiz de Fora: TV Integração. Disponível em: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/mgtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/moradores-reclamam-sobre-buracos-em-rua-do-bairro-parque-das-aguas-em-juiz-defora/6638279/. Acesso em: 14 jul. 2018.

TV INTEGRAÇÃO. Público pode enviar vídeos e fotos para o MGTV pelo WhatsApp e Viber. G1 MG, 2015/2016. Disponível em: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/06/publico-pode-enviarvideos-e-fotos-para-o-mgtv-pelo-whatsapp-e-viber.html. Acesso em: 14 jul. 2018.

TV INTEGRAÇÃO. Vídeos do MG1. Juiz de Fora: TV Integração. Disponível em: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/mgtv-1edicao/videos/. Acesso em: 14 jul. 2018.

Downloads

Publicado

26-08-2021

Como Citar

PINNA, Aline da Fonseca. A participação do público no telejornalismo local: análise de conteúdo do quadro “Vc no MG”. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 16, n. 46, 2021. DOI: 10.47385/cadunifoa.v16.n46.3630. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3630. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)