A Esfera Pública de Habermas e o Mercado da Comunicação: Justificativas para a Regulação dos Meios

Autores

  • Raphael de Andrade Naves

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n29.369

Palavras-chave:

Esfera pública, Ética, Moral, Comunicação, Mercado, Regulação da mídia.

Resumo

Tema relevante nos dias atuais, o fluxo comunicativo relacionado ao debate público recebe especial atenção neste trabalho, o qual se debruça sobre as falhas existentes no mercado de comunicação social, as quais justificariam uma intervenção estatal, de modo a promover a regulação da mídia. Para tanto, parte-se dos escritos de Jürgen Habermas, de seu conceito de esfera pública, analisando-se o papel da mídia neste contexto. Adiante, reflete-se sobre a vinculação da atividade comunicativa dos periodistas e das empresas em si aos preceitos éticos e morais abarcados por nossa sociedade, com especial enfoque na liberdade que é inerente à profissão jornalística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKER, C. Edwin. Media, markets and democracy. New York: Cambridge University Press, 2002.

BOFF, Leonardo. Ética e moral: a busca de fundamentos. Petrópolis: Vozes, 2009.

BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

______. A imprensa e o dever da liberdade: a independência editorial e suas fronteiras com a indústria do entretenimento, as fontes, os governos, os corporativismos, o poder econômico e as ONGs. São Paulo: Contexto, 2013.

COSTA, Caio Túlio. Ética, jornalismo e nova mídia, uma moral provisória. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

ESTEVES, João Pissara. Espaço Público e Democracia. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

FISS, Owen M. A ironia da liberdade de expressão: estado, regulação e diversidade na esfera pública. Trad. e Pref. de BINENBOJM, Gustavo; PEREIRA NETO, Caio Mário da Silva. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.

HABERMAS, Jürgen. O papel da sociedade civil e da esfera pública política. In: ______. Direito e democracia: Entre facticidade e validade. Trad. Flávio Bueno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

JIMÉNEZ SERRANO, Pablo. Metodologia do ensino e da pesquisa jurídica. Barueri: Manole, 2003.

______. Ética e administração pública. Campinas: Alínea, 2010.

KARAM, Maria Lúcia. Liberdade, intimidade, informação e expressão. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

LIMA, Venício A. A censura disfarçada. In: ______; GUIMARÃES, Juarez (orgs.). Liberdade de Expressão: as várias faces de um desafio. São Paulo: Paulus, 2013.

______. Regulação das comunicações: História, poder e direitos. São Paulo: Paulus, 2011.

MACHADO, Jónatas. Liberdade de Expressão: dimensões constitucionais da esfera pública no sistema social. Coimbra: Coimbra Editora, 2002.

MACHADO JUNIOR, Sérgio Luis Pacheco; NAVES, Raphael de Andrade. A regulação da mídia e a sua importância para a concretização de direitos. In: Anais do III Seminário de Extensão do UNISAL - Direitos Humanos, Culturas e Meio Ambiente. Lorena: Unisal, 2014.

MARTINEZ, Ângela Vivanco. A concentração dos meios de comunicação em sociedades democráticas: perigo para a liberdade de expressão ou condição de subsistência. In: THEMOTEO, Reinaldo (org.). A mídia entre regulamentação e concentração. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2008.

NAVES, Raphael de Andrade; VILLAS BÔAS, Regina Vera. A arguição de descumprimento de preceito constitucional 187. In: NASCIMENTO, Grasiela Augusta Ferreira; VILLAS BÔAS, Regina Vera; SILVA, Daisy Rafaela; MARÍN, Raúl Fernando Núñes (orgs.). Direitos humanos e sociedade contemporânea. Lorena: Unisal, 2015.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de graduação e

pós-graduação. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2013.

SANKIEVICZ, Alexandre. Liberdade de Expressão e pluralismo: perspectivas de regulação. São Paulo: Saraiva, 2011.

Downloads

Publicado

10-12-2015

Como Citar

NAVES, Raphael de Andrade. A Esfera Pública de Habermas e o Mercado da Comunicação: Justificativas para a Regulação dos Meios. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 29, p. 49–59, 2015. DOI: 10.47385/cadunifoa.v10.n29.369. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/369. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.