Prevalência de depressão e ansiedade em professores da rede pública na era Covid-19

Autores

  • Cristie Fernanda Alves Ruas Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil
  • Waléria Nazareth Oliveira Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil
  • Laura Lilian Ferreira Silva Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil
  • Raquel Schwenck de Mello Vianna Mello Soares Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Diamantina, Minas Gerais, Brasil
  • Wellington Danilo Soares Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n49.3691

Palavras-chave:

Estresse. Ansiedade. COVID 19. Professores. Educação.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de ansiedade e depressão em professores na pandemia do Covid-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, comparativa e transversal.  A amostra foi constituída de 56 professores da rede pública estadual da cidade de Montes Claros-MG. Foram identificados 51,8% dos avaliados com algum tipo de ansiedade e 52,6% com níveis de depressão, sendo que 75% dos investigados afirmaram não fazer tratamento psicológico. Ao final pode-se depreender que houve uma alta prevalência de ansiedade e depressão na amostra pesquisada. Sendo indispensável à implantação de uma política educacional que priorize a saúde psíquica dos educadores.

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Biografia do Autor

Cristie Fernanda Alves Ruas, Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Acadêmica de Psicologia na Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI

Waléria Nazareth Oliveira, Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Acadêmica de Psicologia na Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI

Laura Lilian Ferreira Silva, Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

MBA em Administração de Empresas: ênfase em Gestão de Pessoas. Coordenadora do curso de Psicologia na Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI

Raquel Schwenck de Mello Vianna Mello Soares, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de Santa Fé – Argentina. Docente no departamento de Educação na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Wellington Danilo Soares, Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em ciências da saúde pela Universidade Estaduial de Montes Claros - Unimontes.

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Publicado

02-08-2022

Como Citar

RUAS, C. F. A.; OLIVEIRA, W. N.; SILVA, L. L. F.; SOARES, R. S. de M. V. M.; SOARES, W. D. Prevalência de depressão e ansiedade em professores da rede pública na era Covid-19. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 17, n. 49, p. 165–171, 2022. DOI: 10.47385/cadunifoa.v17.n49.3691. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3691. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde