Desenvolvimento e análise do projeto do sistema de direção para um protótipo Baja SAE.

Autores

  • Gabriel de Souza Faria Montanari Universidade Federal Fluminense - Campus Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda
  • Lucas da Silva Reis de Lima Univerdade FederaL Fluminense - Campus Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda
  • Luiz Claudio da Cruz Almeida Univerdade FederaL Fluminense - Campus Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda
  • Lucca Lazaroni Sacchetto Univerdade FederaL Fluminense - Campus Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda
  • Maria Carolina dos Santos Freitas

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n47.3695

Palavras-chave:

Direção. Cremalheira. Baja SAE. Simulações.

Resumo

Os veículos Baja são protótipos projetados e fabricados por alunos de ensino superior que participam anualmente de competições regionais, nacionais e mundiais. Estes eventos são realizados pela SAE (Society of Automotive Engineers) e possuem o intuito de ajudar no desenvolvimento técnico e profissional dos estudantes, além de buscar inovações para o setor automotivo, assim desafiando os participantes a desenvolverem veículos robustos com componentes bem dimensionados. Desta forma, o objetivo do artigo é o desenvolvimento e análise de um sistema de direção que atenda aos esforços requisitados em disputas Baja SAE. Para isto, mediante a geometria de Ackerman, foram determinados os parâmetros para iniciação no SolidWorks®. Em desenho 2D foi encontrado o curso da cremalheira e a relação volante/pinhão, que determinou o ângulo de giro do volante e o raio de giro do veículo. Com a utilização de equações, foi determinado o diâmetro primitivo do pinhão, a força horizontal que o sistema sofrerá e o torque gerado pelo piloto, possibilitando o avanço para o desenho em 3D dos componentes da caixa de direção e suas análises, através do método dos elementos finitos. Uma vez concluído que as peças suportam as condições submetidas, torna-se possível a fabricação e utilização das mesmas. Para apresentação dos resultados, obteve-se auxilio de softwares de simulações como MSC ADAMS® e Ansys® que permitem que sejam realizados cálculos voltados ao estudo estático, cinemático e dinâmico de sistemas multicorpos, de modo a permitir a otimização de projetos nos aspectos de desempenho, segurança e conforto, sem que vários modelos físicos precisem ser construídos e testados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel de Souza Faria Montanari, Universidade Federal Fluminense - Campus Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda

Estudante de Engenharia Mecânica

Lucas da Silva Reis de Lima, Univerdade FederaL Fluminense - Campus Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda

Estudante de Engenharia Mecânica

Luiz Claudio da Cruz Almeida, Univerdade FederaL Fluminense - Campus Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda

Estudade de engenharia Mecânica

Lucca Lazaroni Sacchetto, Univerdade FederaL Fluminense - Campus Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda

Estudante de Engenharia Metalúrgica

Maria Carolina dos Santos Freitas

Doutora em Engenharia Metalúrgica, Mestre em Engenharia Metalúrgica e Engenheira Mecânica pela Universidade Federal Fluminense

Referências

GILLESPIE, T.D. Fundamental of Vehicle Dynamics. 1.ed. Warrendale: Society of Automotive Engineers, 1992.

ROSA, Manoela Tarcila Martins. Sistemas de direção. 2010. Monografia (Especialização) - Curso de Mecânica de Automóveis, Senai - Hortotec, Belo Horizonte, 2010.

SAE BRASIL. Regulamento Administrativo e Técnico Baja SAE BRASIL. São Paulo, 2019. Disponível em: < https://saebrasil.org.br/programas-estudantis/baja-sae-brasil/regras-e-relatorios/>.

BRITO, Matheus Hoffmann. Desenvolvimento e dimensionamento do projeto do subsistema de direção de veículo fora de estrada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Puc - Rio, Rio de Janeiro, 2017

PEETZ, Renan Augusto Marchezin. Projeto de uma caixa de direção para um protótipo Baja. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba, Escola de Engenharia de Piracicaba, São Paulo, 2018.

FOX, Steven. Cockpit Control Forces or How Robust Do Driver Controls Really Need to Be? 2010. Monografia (Especialização) – University of Michigan, Ann Arbor, Michigan, 2010.

Downloads

Publicado

01-12-2021

Como Citar

MONTANARI, Gabriel de Souza Faria; DE LIMA, Lucas da Silva Reis; ALMEIDA, Luiz Claudio da Cruz; SACCHETTO, Lucca Lazaroni; FREITAS, Maria Carolina dos Santos. Desenvolvimento e análise do projeto do sistema de direção para um protótipo Baja SAE. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 16, n. 47, 2021. DOI: 10.47385/cadunifoa.v16.n47.3695. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3695. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)