Dimensionamento estrutural do sistema de balance bar e pedal de um veículo Baja SAE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n48.3696

Palavras-chave:

Dimensionamento Estrutural. Balance Bar. Baja SAE.

Resumo

O protótipo Baja SAE é um veículo off-road projetado por estudantes com o objetivo de participar de competições que testam sua confiabilidade e eficiência. Perante o exposto este artigo tem como objetivo o dimensionamento estrutural do sistema balance bar e pedal, desta forma, a análise estrutural dos componentes visa garantir a resistência e uma baixa massa do protótipo, sendo assim no subsistema de freio a balance bar e pedal devem ser analisados estruturalmente, garantindo um dimensionamento seguro. A análise do sistema de balance bar deve se utilizar de condições de contornos reais, cálculos concretos e por software, assim o processo de dimensionamento busca ajudar a definir a melhor geometria que suporte os carregamentos impostos ao veículo baja SAE. Sendo assim é necessário saber analisar os componentes e as condições de contorno, desta forma, chegando em peças resistentes e seguras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayslan Augusto de Almeida Silva, Universidade Federal Fluminense - Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda

Estudante de Engenharia Mecânica

Rafael Jayme Franceschine, Universidade Federal Fluminense - Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda

Estudante de Engenharia Mecânica

Flávia de Oliveira Reis, Universidade Federal Fluminense - Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda

Estudante de Engenharia Mecânica

Rafael de Souza Tolomei, Universidade Federal Fluminense - Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda

Estudante de Engenharia Metalúrgica

Maria Carolina dos Santos Freitas

Doutora em Engenharia Metalúrgica, Mestre em Engenharia Metalúrgica e Engenheira Mecânica pela Universidade Federal Fluminense

Referências

HIBBELER, Russell C. Resistência dos materiais. 7.ed. São Paulo SP: PEARSON, 2010.

LIMPERT, R. Brake Design e Safety, 2.ed. Warrendale, SAE International, 1999. DOI: https://doi.org/10.4271/9780768027105

JUVINALL, R. C.; MARSHEK, K. M. Fundamentals of machine component design. 5th ed ed. Hoboken, NJ: John Wiley& Sons, 2012.

MEDINA, J. Procedimento para Avaliação da Integridade Estrutural em Máquinas de Levantamento e Movimentação de Materiais. Rio de Janeiro: Pontífica Universidade Católica, 2009.

NORTON, Robert L. Projeto de Máquinas: Uma abordagem integrada. 4.ed. Porto Alegre RS: Bookman, 2013.

PERINI, F. Propriedades mecânicas e microestruturais de aços de alta resistência e baixa liga soldados. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2008.

ROSA, Edison. Análise de Resistência Mecânica: Mecânica da Fratura e Fadiga. Santa Catariana RS: Grante, 2002.

SILVA, Emílio Carlos Nelli. Técnicas de Otimização Aplicadas no Projeto de Peças Mecânicas. São Paulo: Escola Politécnica da USP. 2009.

WEHRMANN, T. Dimensionamento de um mecanismo pantográfico utilizando método analítico e elementos finitos. Panambi: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio grande do Sul, 2012.

WILWOOD ENGINEERING. Brake Pedal and Balance Bar Instruction Guide. Camarillo, 2014.

Downloads

Publicado

04/01/2022

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)