Políticas e gestão na interface da Educação Especial e Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n49.3909

Palavras-chave:

Produção do Conhecimento, Políticas e Gestão Educacional e Escolar, Educação Especial do Campo

Resumo

Este texto objetivou investigar a triangulação entre a interface da temática Educação Especial, Educação do Campo e políticas públicas de educação, com vistas à gestão educacional e escolar. Trabalhou-se com fontes bibliográficas subsidiadas nas plataformas online em busca de teses e dissertações. A revisão bibliográfica foi analisada qualitativamente respaldada pela análise de conteúdo, a fim de explorar categorias temáticas e do procedimento emanaram: a) A Garantia das Condições para a Escolarização do Público-alvo da Educação Especial (PAEE) do Campo e b) Política Educacional e Gestão na Interface da Educação Especial do Campo. Identificou-se por meio do percurso metodológico que existe pouca produção do conhecimento relacionada ao objeto delimitado. Os principais resultados apontaram no campo da gestão da educação fragilidades na oferta e organização focalizada ao PAEE do Campo desvelando feitos deturpados nas instâncias governamentais frente aos documentos legais que asseveram tais modalidades educacionais. A gestão educacional e a gestão escolar precisam materializar ações que considerem as especificidades da população da Educação Especial do Campo, assegurando atendimento especializado que contemple suas particularidades culturais e sociais, em que possibilite acesso, permanência e participação do sujeito conforme seus modos de vida.

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Biografia do Autor

Juliana Rodrigues Anastacio, Universidade Federal da Grande Dourados

Discente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/FAED/UFGD).

Roseane Arce Romeiro, Universidade Federal da Grande Dourados

Discente do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/FAED/UFGD).

Geraldo Garbelini Neto, Prefeitura Municipal de Corumbá / Secretaria Municipal de Educação

Aluno Especial do Programa de Pós-graduação, Doutorado em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/FAED/UFGD).

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Publicado

02-08-2022

Como Citar

RODRIGUES ANASTACIO, Juliana; ARCE ROMEIRO, Roseane; GARBELINI NETO, Geraldo. Políticas e gestão na interface da Educação Especial e Educação do Campo. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 17, n. 49, p. 99–110, 2022. DOI: 10.47385/cadunifoa.v17.n49.3909. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3909. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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