Soldagem em operação de tubulação de aço carbono em unidades de processos industriais

Autores

Palavras-chave:

Soldagem em tubulação. Tubulação industrial. Aço carbono. Soldagem em operação. Unidade de processo.

Resumo

Em unidades industriais, perdas de produção, por paradas de manutenção não programadas, por falhas em tubulações ou necessidade de implantação de reforços estruturais devido à redução de espessuras localizadas em tubulações existentes, geram consequentemente perdas de faturamento e comprometimento de prazos de entregas de produtos, além dos riscos ao patrimônio e as pessoas envolvidas. O objetivo desta pesquisa é desenvolver, conhecer os requisitos normativos (ASME PPC-2, 2018) e avaliar os riscos quanto à perfuração e trinca a frio na realização de uma soldagem em operação de tubulação de aço carbono em unidades de processos industriais, ou seja, sem interrupções dos processos de produção. Para o desenvolvimento, foi utilizado um corpo de prova de um tubo com reforço “dois semicírculos” de material ASTM A106 Gr. B, posicionado a 45º em relação ao plano horizontal, tamponado nas extremidades, apenas com orifícios na parte inferior e superior para entrada e saída de fluido (água) interno. Foi realizado a soldagem pelo processo de eletrodo revestido (SMAW), utilizando o metal de adição E7018. As análises dos registros da soldagem, ensaios não destrutivos, mecânicos e metalúrgicos, mostraram que é possível a realização deste tipo soldagem mantendo a confiabilidade da operação do processo produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Farizel, UNITAU - Universidade de Taubaté

Mestrando em Engenharia Mecânica – Universidade de Taubaté (UNITAU) – Especialização em Engenharia de Soldagem – Universidade de São Paulo (USP). – Bacharel em Engenharia de Produção (ETEP) e Tecnólogo em gestão da Produção Industrial (ETEP FACULDADES) - São José dos Campos, SP. Atuando na empresa DROP Engenharia com prestação em serviços de consultoria em engenharia de soldagem em indústrias do seguimento de Petroquímico e de transformação.

José Rubens, UNITAU - Universidade de Taubaté

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filha (2001), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (1990). Te experiência teórica e prática na área da metalurgia física para purificação de materiais e crescimento de monocristais para o processo de solidificação unidirecional e processo de fusão zonal. Atualmente é professor no curso do mestrado profissional e acadêmico em Engenharia Mecânica, curso de especialização de Engenharia Aeronáutica e do curso de pós em manutenção industrial da Universidade de Taubaté; atuando também como orientador com ênfase em materiais e processo de fabricação, ensaios não-destrutivos (ENDs), materiais de construção mecânica, metalurgia física, processos de soldagem.

Referências

ASME II PARTE A, Ferrous Material Specifications. New York, 755p. 2019.

ASME II PARTE C, Specifications for Welding Rods, Electrodes, and Filler Metals. New York, 965p, 2019.

ASME IX, Qualifications Standard for Welding and Brazing Procedures, Welders, Brazers, and Welding and Brazing Operators. New York, 366p. 2019.

ASME B31.3, Process Piping, New York, 504p. 2019.

ASME B36.10M, Welded and Seamless Wrought Steel Pipe. New York, 36p, 2019.

ASME PCC-2 Repair of Pressure Equipment and Piping, 294p, 2018.

ASTM E3, Standard Guide for Preparation of Metallographic Specimens, 12p, 2017.

ASTM E7, Standard Terminology Relating to Metallography, 33p, 2017.

ASTM E407, Standard Practice for Microetching Metals and Alloys, 21p, 1999.

ASTM E883, Standard Guide for Reflected–Light Photomicrography, 16p, 2017.

BORING, M. A. Burn through prediction for in-service welding - past, present and future. EWI. Ohio, USA, 2012.

HOT-TAPPING ON PIPELINES, PIPING AND EQUIPMENT, DEP 31.38.60.10-Gen. SHELL, 44p, 2011.

TELLES, P. C. S.; BARROS, D. G. P. Tabelas e gráficos para projetos de tubulação. Rio de Janeiro: LTC, 248p. 2001.

WAINER, E.; BRANDI, S. D.; MELLO, F. D. H. Soldagem: processos e metalurgia. São Paulo: Blucher, 494p. 1992.

Downloads

Publicado

26-08-2022

Como Citar

DE OLIVEIRA FARIZEL, F.; DE CAMARGO, J. R. . Soldagem em operação de tubulação de aço carbono em unidades de processos industriais. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, 2022. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3963. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias