A Internet e as redes sociais como espaços de educação em saúde

Autores

Palavras-chave:

Educação em saúde, Internet, Rede social, Estudantes, Universidade

Resumo

O presente estudo tem como objetivo averiguar o uso da Internet e das redes sociais como espaço de educação em saúde entre estudantes universitários de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Tratou-se de um estudo quantitativo e descritivo, por meio da aplicação de um questionário sociodemográfico e acadêmico, bem como questões que abordaram sobre uso das mídias sociais como ferramenta de educação em saúde. O estudo demonstrou que os jovens universitários fazem parte de uma geração altamente conectada à Internet e às Redes Sociais. Além disso apontou uma mudança de paradigma no processo de educação em saúde, pois revelaram que as ações educativas dos profissionais de saúde devem ser realizadas tanto presencialmente quanto online. Desta maneira, o profissional de saúde deve estar preparado para essa mudança, pensando além de palestras educativas presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Nascimento de Albuquerque, Centro Universitário de Brasília

Enfermeiro. Mestre e Doutor em Enfermagem pela Universidade de Brasília. Professor Titular do Centro Universitário de Brasília, CEUB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Ana Maria Ribeiro Lins, Centro Universitário de Brasília

Enfermeira formada pelo Centro Universitário de Brasília, CEUB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Marília de Almeida e. A promoção da saúde nas mídias sociais: Uma análise do perfil do Ministério da Saúde no Twitter. 2012. Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing. Universidade Federal de Goiás., Goiânia, 2012. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/4480/5/TCCE%20-%20Mar%c3%adlia%20de%20Almeida%20e%20Almeida%20-%202012.

ALVARENGA, Cristiano. Pesquisa revela perfil do estudante universitário brasileiro. Comunica. Uberlândia, 28 maio 2019. Disponível em: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2019/05/pesquisa-revela-perfil-do-estudante-universitario-brasileiro.

ASSSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (ANDIFES). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES – 2018, 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf.

COLOME, Juliana Silveira; OLIVEIRA, Dora Lúcia Leidens Corrêa de. Educação em saúde: por quem e para quem? A visão de estudantes de graduação em enfermagem. Texto contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 177-184, mar. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072012000100020.

CRUZ, Daniela Imolezi.; PAULO, Renata Rodrigues Daher; DIAS, Wellington da Silva; MARTINS, Vidigal Fernandes; GANDOLFI, Peterson Elizandro. O uso das mídias digitais na educação em saúde. Cadernos da FUCAMP, Minas Gerais, v.10, n.13, p.130-142, 2011. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/215/228#.

FERNANDES, Larissa de Siqueira; CALADO, Camila; ARAÚJO, Cláudia Affonso Silva. Redes sociais e práticas em saúde: influência de uma comunidade online de diabetes na adesão ao tratamento. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 10, p. 3357-3368, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/tvQDJJQHPxrQgdHd4mCKnHw/?lang=pt#.

FRANÇA, Tânia.; RABELLO, Elaine Teixeira; MAGNAGO, Carinne. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. spe, p. 106-115, ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042019S109.

GONÇALVES, Giane Gargaro; SOARES, Marcelo. A atuação do enfermeiro em educação em saúde: uma perspectiva para a atenção. 2010. 90 f. Monografia de graduação em Enfermagem. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, São Paulo, 2010. Disponível em: https://livrozilla.com/doc/1399152/a-atua%C3%A7%C3%A3o-do-enfermeiro-em-educa%C3%A7%C3%A3o-em-sa%C3%BAde.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua TIC 2019: internet chega a 82,7% dos domicílios do país. Agência IBGE Notícias. Brasília, 14 abril 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/30521-pnad-continua-tic-2019-internet-chega-a-82-7-dos-domicilios-do-pais#:~:text=de%20Not%C3%ADcias%20%7C%20IBGE-,PNAD%20Cont%C3%ADnua%20TIC%202019%3A%20internet%20chega%20a%2082,7%25%20dos%20domic%C3%ADlios%20do%20pa%C3%ADs&text=De%202018%20para%202019%2C%20o,de%203%2C6%20pontos%20percentuais.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2019. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Mulheres são maioria na Educação Superior brasileira. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mulheres-sao-maioria-na-educacao-superior-brasileira/21206.

KAKUSHI, Luciana Emi; ÉVORA, Yolanda Dora Martinez. As redes sociais na educação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 1-12, 2016. Disponível em:

https://www.redalyc.org/pdf/2814/281449727070.pdf.

MELO, Ariele Souza Lima; SANTOS, Adriana Anunciação dos; BRAGA, Andresa Graciele da Silva; SILVA, Carine Paixão da.Utilização das mídias sociais para educação em saúde pela LAPFITO: do Instagram a oficinas de saúde e a interação entre academia e comunidade. In: III Seminário de Tecnologias Aplicadas em Educação em Saúde . V Seminário de Tecnologias Aplicadas em Educação e Saúde, Bahia. Anais do Seminário Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde. Bahia: Universidade do Estado da Bahia, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/staes/article/view/8232.

OLIVEIRA, João Carlos de. A importância da informação e da comunicação na pandemia de coronavírus: estratégias da promoção da saúde. Comunica. Uberlândia, 04 dezembro 2020. Disponível em: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/05/importancia-da-informacao-e-da-comunicacao-na-pandemia-de-coronavirus-estrategias-da.

PHEULA, Arieta de França; SOUZA, Eduardo Chaves de. Estudo sobre comportamento dos jovens das gerações Y e Z quando conectados à internet. Scientia Tec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, Porto Alegre, v.3, n.1, p. 54-94, jan/jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/1501

POSSOLLI, Gabriela Eyng; NASCIMENTO, Gabriel Lincoln do; SILVA, Juliana Ollé Mendes da. A Utilização do Facebook no Contexto Acadêmico: o Perfil de Utilização e as Contribuições Pedagógicas e para Educação em Saúde. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p.1-10, jul. 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/57586/34564.

ROCHA, Fernanda Suzart da; SANTANA, Eloisa Bahia; SILVA, Érica Santos da; CARVALHO, Josiane Silva Martins; CARVALHO, Fernando Luís de Queiroz. Uso de

APPS para promoção dos cuidados à saúde. In: III Seminário de Tecnologias Aplicadas em Educação e Saúde (STAES), n. 3, 2017, Bahia. Anais do Seminário Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde. Bahia: Universidade do Estado da Bahia: 2017.Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/staes/article/view/3832.

SANTOS, Gabriela Silva dos; TAVARES, Cláudia Mara de Melo; PEREIRA, Cosme Sueli de Faria; FERREIRA, Rejane Eleutério.Reflexões sobre o uso das redes sociais virtuais no cuidado às pessoas com doença crônica. REUOL - Revista de Enfermagem UFPE Online, Recife, v. 11, n. 2, p. 724-30, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/11992/14558 .

SBPC - Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Navegação em busca da saúde. 2011. Disponível em: http://www.sbpc.org.br/noticias-e-comunicacao/navegacao-em- busca-da-saude/.

Downloads

Publicado

18-07-2022

Como Citar

NASCIMENTO DE ALBUQUERQUE, R.; RIBEIRO LINS, A. M. A Internet e as redes sociais como espaços de educação em saúde. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, 2022. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3967. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas